Uma cena inusitada foi registrada em uma praia na Ilha do Campeche, em Florianópolis (SC). Um quati foi flagrado “furtando” um pacote de batatas de um turista e depois fugiu. O animal pega o alimento em cima da mesa e corre driblando os banhistas, mas é alcançado pelo homem.
Pelas imagens, é possível ver quando o quati se aproxima da mesa, vê o pacote e o rouba . Veja:
O animal segura o saco com as patas, puxa o alimento de cima da mesa e carrega com a boca. Os turistas tentam encurralar o quati, mas ele foge com o pacote.
Cena despretensiosa
O vídeo foi registrado por Michel Cordeiro Adão, morador de Florianópolis, que gravou a cena de forma “despretensiosa”.
“Foi muito despretensioso. Eu só filmei porque não é comum eu ver quati. Não costumo ir com frequência à Ilha do Campeche. Eu estava filmando o quati bonitinho. Do nada, ele pega e tenta roubar o pacote de batatas do pessoal que estava na praia”, disse ele ao g1.
Segundo Michel, o turista conseguiu recuperar o alimento, que foi largado pelo quati perto da mata.
Animais silvestres
A orientação da Polícia Militar Ambietal é para que animais silvestres, como o quati, não devem ser alimentados. Os bichos não podem se acostumar ao humano ou ver as pessoas como fonte de alimento, caso sejam habituados a receber comida delas. Ainda segundo a PM Ambiental, o animal pode morder.
O quati tem nome científico Nasua nasua. Conforme o biólogo e anda geralmente em bandos e se alimenta de frutas e animais invertebrados.