São Paulo — O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) anunciou nesta terça-feira (16/1) que a já prometida construção de um novo centro administrativo do Estado, que deverá ficar no entorno da Praça Princesa Isabel, na bairro de Campos Elíseos, deverá resultar em um investimento de R$ 4 bilhões no centro da capital.
“Sabe o que isso significa? Que a gente vai mudar a realidade do centro. E quando o Estado chegar forte fazendo investimento lá, a iniciativa privada vai acompanhar. Porque temos também todas as medidas de estímulo que a Prefeitura também adotou”, disse Tarcísio, após anunciar a cifra, durante um evento para anunciar investimentos na área da Habitação, no Palácio dos Bandeirantes, nesta manhã.
O novo centro administrativo está sendo planejado para ser construído por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP), em que uma empresa ou grupo econômico ficaria encarregada de executar as obras e, em troca, seria remunerada pela conservação do espaço.
A proposta é que o governo promova um concurso público para eleger o escritório de arquitetura que ficará encarregado do projeto final do novo centro. Todas as secretarias de Estado deverão ser transferidas para os novos imóveis.
“Em breve, a gente vai colocar para o mercado a nossa concepção de novo centro de São Paulo e, por meio do Instituto de Arquitetos do Brasil [IAB], nós vamos contratar um novo projeto de centro administrativo, vamos lançar um concurso público e isso deve acontecer já”, afirmou o governador, sem dar o prazo com exatidão.
Em junho, Tarcísio de Freitas havia apresentado um cronograma elástico para a transferência dos órgãos públicos para o centro, com previsão de duração de até oito anos. O governo calcula que será necessária uma área construída total de 260 mil metros quadrados, que abrigaria 25 mil servidores.
Pelo cronograma, a empresa que seria contratada para executar as obras dos novos prédios públicos só seria selecionada em 2026, por meio de leilão do contrato.
tarcisio-seguranca
O governador Tarcísio de Freitas, durante balanço de fim de ano, em 2023
Francisco Cepeda/Governo do Estado de SP
Tarcisio de Freitas e Bolsonaro
Tarcísio e seu padrinho político, Jair Bolsonaro
Allan Santos/ PR
lula-tarcisio
Tarcísio assina acordo com o presidente Lula e o vice, Geraldo Alckmnin
Ricardo Stuckert / PR
tarcísio obra do metrô
Tarcísio de Freitas dá início à operação do Tatuzão nas obra da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo
Francisco Cepeda/Governo de SP
nunes-tarcisio-gov
Tarcísio e o prefeito da capital, Ricardo Nunes
Gildson Di Souza/Prefeitura de São Paulo
tarcisio-rodoanel
Tarcísio de Freitas, na B3, durante leilão do Trecho Norte do Rodoanel
Governo do Estado de São Paulo
tarcisio1
Tarcísio de Freitas participa da Marcha para Jesus em São Paulo
Fabio Vieira/Metrópoles
0
A PPP está sendo modelada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que tem um contrato de R$ 15,5 milhões com o governo.
Revitalização do centro
Tarcísio apoia a reeleição de Ricardo Nunes (MDB) para a Prefeitura neste ano. Aliados de ambos avaliam que o apoio do governador para revitalizar o centro da cidade tem potencial de impulsionar a candidatura do atual prefeito.
Nunes tem ele mesmo feito uma série de ações para atrair mais investimentos para a região que vão de redução de impostos, remoção de restrições para tamanho dos prédios e até repasses em dinheiro para construtoras.