fbpx
Home / Política Nacional / Senado aprova projeto que cria política de emprego para a população em situação de rua

Senado aprova projeto que cria política de emprego para a população em situação de rua

O Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (6), o projeto de lei que institui uma política nacional de emprego para a população em situação de rua. Agora, o texto segue para sanção.

De autoria da deputada Erika Hilton (PSOL-SP), a proposta tem o objetivo de promover a geração de trabalho e renda, qualificação profissional e elevação da escolaridade das pessoas em situação de rua.

Leia Mais

Com suspenção do julgamento sobre lei que trata do comando de estatais, Planalto busca solução no Legislativo

Relator de indicação de Dino diz à CNN esperar 53 votos no Senado

Após desencontros entre prefeitura de Maceió e governo de AL, Planalto atua para alinhar informações sobre desastre

A ideia é que a política seja articulada entre as esferas municipal, estadual e federal, com a possibilidade de firmar convênios para a promoção da política.

Principais pontos

Nos locais em que o poder público instituir a política, uma rede de centros de apoio deverá ser implementada para prestar atendimento às pessoas em situação de rua.

Serão as atribuições desses centros:

Cadastrar desempregados e trabalhadores em situação de rua para lhes oferecer vagas no mercado de trabalho;
Facilitar e ajudar no processo de emissão de segunda via de documentos como RG, CPF, certidão de nascimento e certidão de casamento; e
Facilitar a emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS).

Municípios e estados que aderirem à política nacional, deverão oferecer bolsas de incentivo financeiro para esse público quando participarem de cursos de qualificação profissional.

Essa transferência de renda será condicionada à realização de atividades de qualificação, capacitação, formação profissional e elevação da escolaridade. A bolsa poderá ser acumulada com outros benefícios sociais.

O poder público ainda deverá garantir vagas no ensino básico para crianças e adolescentes que compõem o núcleo familiar do beneficiário da política.

Na hipótese de um beneficiário da política nacional tiver um requerimento pendente de análise junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), este terá o processo colocado como prioridade, sem a necessidade de apresentação de comprovante de residência.

Um comitê intersetorial deverá acompanhar e monitorar a política para criar um regulamento da política.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Senado aprova projeto que cria política de emprego para a população em situação de rua no site CNN Brasil.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *