O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) identificou uma adolescente com fortes indícios de que planejava atacar uma escola em uma das cidades mais populosas do Rio de Janeiro.
Após o mapeamento, foram encontradas na casa da jovem facas, máscaras com estampa de caveira, símbolos neonazistas e pornografia infantil.
Interpol Ministério da Justiça e Segurança Pública abre licitação para agências de comunicação
Ministério da Justiça identificou adolescente com potencial para atacar escola em São Gonçalo
Divulgação/MJSP
Adolescente ataque escola
Adolescente que ameaçou atacar escola prestou esclarecimentos ao lado de um responsável legal
Reprodução
policia civil do rio de janeiro
Polícia Civil do RJ atou em parceria com o Ministério da Justiça
Divulgação
Adolescente ataque escola
Adolescente tinha máscara com estampa de caveira em casa
Reprodução
0
A ação preventiva ocorreu em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, e faz parte de uma mobilização do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), vinculado ao MJSP, com apoio da subsecretaria de Inteligência da Polícia Civil fluminense.
A jovem foi apreendida e teve de prestar esclarecimentos ao lado de um responsável legal. O material coletado foi encaminhado para análise, junto com o celular da jovem.
O Ciberlab executa, desde 2021, um trabalho de inteligência para a geração de dados que possam identificar possíveis ataques em escolas no Brasil.
O laboratório atua em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos e com a Homeland Security Investigations. A meta das ações é atuar de forma preventiva, evitando que os ataques aconteçam.