fbpx
Home / Política Nacional / Lula e Lewandowski terão novo encontro para fechar sucessão de Dino

Lula e Lewandowski terão novo encontro para fechar sucessão de Dino

O presidente Lula e Ricardo Lewandowski terão um novo encontro nas próximas horas para concluir as tratativas da nomeação do ex-ministro do STF como novo ministro da Justiça no lugar de Flávio Dino.

Conforme a coluna noticiou ainda na manhã de segunda-feira (8/1), Lula já avisou a outros ministros do governo e auxiliares no Palácio do Planalto que convidou Lewandowski para assumir o Ministério da Justiça.

Os dois tomaram café da manhã juntos na segunda no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República. No encontro, praticamente selaram a nomeação do ex-ministro para a pasta.

Falta, porém, definir alguns detalhes. Entre eles, o destino de integrantes da atual equipe de Dino. O principal imbróglio envolve Ricardo Cappelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça.

Interventor da Segurança Pública no Distrito Federal após os atos golpistas de 8 de Janeiro de 2023, Cappelli vem se movimentando fortemente, nos bastidores, para permanecer como número 2 da pasta.

Lewandowski, porém, já avisou a Lula que gostaria de indicar alguém de sua confiança para o cargo. O mais cotado é o advogado Manoel Carlos de Almeida Neto, que já trabalhou com o ex-ministro no STF e TSE.

O ex-ministro também pediu a Lula alguns dias para se desligar de suas atividades na iniciativa privada. Após se aposentar do STF, ele passou a atuar como conselheiro jurídico da Confederação Nacional da Indústria.

A expectativa é de que Lula e Lewandowski se encontrem novamente até sexta-feira (12/1), data em que Dino deve deixar o ministério. Ele retornará ao Senado até sua posse no STF, em 22 de fevereiro.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *