A Polícia Civil prendeu, nesta quarta-feira (6/12), Gilmar José Casas Júnior, suspeito de ser o chefe de uma quadrilha especializada em tráfico de drogas para a Espanha, por meio de pessoas conhecidas como “mulas”.
Conhecido como “Russo” ou “Galego”, Gilmar estava foragido há um ano e foi preso em um hotel de luxo na Barra da Tijuca, enquanto saía para ir a uma academia do bairro.
De acordo com investigações da 74ª DP, Gilmar era o líder de uma quadrilha especializada em contratar pessoas para transportar drogas, principalmente cocaína e haxixe, para a Espanha.
Conhecidas como “mulas”, elas desembarcavam na cidade de Funchal, na Ilha da Madeira, em Portugal. De lá, seguiam para Barcelona com as drogas.
Gilmar José Casas Júnior — conhecido como Russo e Galego
As investigações se iniciaram em 23 de abril de 2022, quando um casal foi preso com 5,2 quilos de cocaína escondidos no forro de uma bagagem despachada para a cidade portuguesa, no Aeroporto Internacional do Rio, o Galeão.
Na época, Gilmar atuava na comunidade do Vidigal, na Zona Sul do Rio, mas após a emissão de um mandado de prisão preventiva, se mudou para a Barra da Tijuca, onde vivia uma vida de luxo.
Nascido em Santa Catarina, no Sul do Brasil, ele será encaminhado para Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), onde ficará à disposição da Justiça.