fbpx
Home / Política Nacional / Justiça do Maine suspende decisão que tirou Trump das primárias

Justiça do Maine suspende decisão que tirou Trump das primárias

A Justiça do Maine suspendeu, nesta quarta-feira (17/1), a decisão que tirou o ex-presidente Donald Trump da disputa das primárias no estado norte-americano. A informação é da NBC News.

A Corte considerou que a questão deve ser resolvida pela Suprema Corte dos Estados Unidos, onde corre um recurso apresentado pela defesa de Trump a respeito da participação dele nas primárias do Colorado.

Em dezembro, a secretária de Estado do Maine, Shenna Bellows, decidiu desqualificar a candidatura do ex-presidente no estado para a eleição presidencial de 2024.

A decisão argumentou que Trump incitou uma insurreição ao compartilhar informações falsas de fraude nas eleições de 2020, quando perdeu a disputa presidencial para Joe Biden.

No caso do Colorado, a Suprema Corte do estado proibiu que o ex-presidente apareça nas cédulas de votação do estado nas primárias republicanas, marcadas para este ano. A Corte entendeu que o ex-mandatário violou a Constituição, e não pode concorrer mais uma vez à presidência.

A decisão considera que o ex-presidente violou a seção 3 da 14ª emenda do texto constitucional. Nesse trecho da Constituição há uma previsão de que ninguém que ocupar qualquer cargo, civil ou militar, nos Estados Unidos poderá se envolver em insurreição ou rebelião contra o país.

Com recurso de Trump, no início do ano, a Suprema Corte anunciou que vai deliberar sobre o processo. Os magistrados vão debater a questão em 8 de fevereiro.

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *