O secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, disse que o ministro da pasta, Fernando Haddad, tem mantido conversas com lideranças do Parlamento para a manutenção do compromisso fiscal.
“A gente tem conversado com os líderes do Congresso, estamos conversando dentro do governo para que as nossas premissas sejam avançadas, tanto do conjunto da manutenção do compromisso fiscal, quanto também de honrar as decisões que o Congresso tomou e a gente achar um caminho que honre as duas coisas”, afirmou Durigan para jornalistas, nesta quinta-feira (18/1).
O secretário-executivo foi à reunião desta manhã com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) no lugar de Haddad, mas garantiu não haver algum problema de compromisso ou “interrupção de agenda” por isso.
Sobre uma resolução a respeito da medida provisória (MP) da reoneração de 17 setores da economia, Durigan disse que a questão será discutida no prazo estipulado pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), até o fim do recesso parlamentar, em fevereiro.
O tema foi debatido essa semana em uma reunião com Haddad e o líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), na residência oficial de Pacheco. Wagner não quis dar detalhes da discussão, para não “atrapalhar” eventuais conclusões. Na noite dessa quarta-feira (17/1), o ministro da Fazenda esteve em uma reunião de duas horas com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Durigan participou de uma reunião a respeito da MP na semana passada, na condição de ministro interino enquanto Haddad retomava as férias. O encontro também teve Pacheco e Wagner.
Há expectativa para uma reunião de Haddad e o presidente do Senado com Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara, ainda nesta quinta.