Em um dia esvaziado no mercado financeiro por causa de um feriado nos Estados Unidos, o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores do Brasil, abriu o primeiro pregão da semana, nesta segunda-feira (15/1), operando em baixa.
Por volta das 10h20, pouco depois da abertura da sessão, o indicador recuava 0,39%, ainda no patamar dos 130 mil pontos (130.481,67).
Na sexta-feira (12/1), o Ibovespa fechou com ganhos de 0,26%, aos 130,9 mil pontos. Mesmo assim, a Bolsa brasileira fechou a semana passada acumulando perdas de 0,78%. No primeiro mês do ano, a queda é de 2,38%.
Indicadores domésticos
Nesta semana, os investidores voltarão suas atenções para indicadores da economia doméstica. Na terça-feira (16/1), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga o resultado do setor de serviços referente a novembro de 2023.
No dia seguinte, quarta-feira (17/1), será a vez do resultado das vendas do comércio varejista, também divulgado pelo IBGE.
Por fim, na quinta-feira (18/1), será conhecido o resultado do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado a “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil.
Nesta manhã, o BC divulgou mais uma edição do Relatório Focus, que reúne as projeções do mercado sobre a economia brasileira. Segundo o boletim, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, deve terminar este ano em 3,87%, ante 3,9% projetados na semana passada. Já o PIB do Brasil para 2024 deve ter crescimento de 1,59%, mesma estimativa anterior.
Estados Unidos
No cenário internacional, o mercado segue atento a declarações de autoridades do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos EUA), que podem indicar algumas “pistas” sobre o movimento da taxa de juros americana.
O Índice de Preços ao Produtor (PPI) recuou 0,1% em dezembro, na comparação com o mês anterior. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve variação de 1%.
Os dados divulgados na sexta-feira pelo Departamento do Trabalho do governo americano vieram abaixo das estimativas dos analistas e a reacenderam a esperança do mercado de que o Fed possa iniciar o ciclo de queda da taxa de juros ainda no primeiro trimestre de 2024.
Atualmente, a taxa básica de juros da economia americana está no maior patamar em mais de duas décadas. Na última reunião do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), em dezembro, a taxa foi mantida na faixa entre 5,25% e 5,5% ao ano. Foi a terceira reunião seguida na qual os juros não mudaram.
Dólar em alta
O dólar, por sua vez, operava em alta desde os primeiros minutos da sessão desta segunda-feira.
Por volta das 10h20, a moeda americana subia 0,39% e era negociada a R$ 4,876.
Na sexta-feira, o dólar recuou 0,37%, cotado a R$ 4,857. Com o resultado, acumulou perdas de 0,31% na semana. No mês e no ano, a moeda acumula uma leve alta de 0,09%.