Começa hoje o Campeonato Candango de 2024. Esta será a 49ª edição do Candangão, que pagará aos três primeiros colocados o valor recorde de R$ 1,5 milhões, além de mais 500 mil adicionais para a realização da competição. Assim como no ano passado, os naming rights do torneio foram vendidos ao BRB.
A competição terá 10 times participantes. Não houve alteração em relação ao regulamento do ano passado. Todos os times se enfrentam em turno único, e os quatro melhores avançam às semifinais. Chegaram à Primeira Divisão este ano, o Ceilandense, campeão da Segundinha no ano passado, e o Planaltina, que volta à elite após 25 anos.
Confira os destaques das equipes da elite da competição:
Brasiliense
O Jacaré vem em busca do seu 12º título candango. Após o vice-campeonato no ano passado, a equipe se reforçou. Foi ao mercado e trouxe nomes como Allan Dias, autor do gol do Athletic na final da Série D em 2023 e dois atletas do Amazonas: Max Nobrega, jovem destaque do futebol no estado, e Betinho, campeão da Série C com o Amazonas.
Um dos principais destaques do time é o atacante Tobinha, que está de volta ao Jacaré depois de garantir o acesso à Série B para o Brusque-SC. Na parte defensiva, a equipe conta mais uma vez com o zagueiro Gustavo Henrique, jogador experiente que levantou o troféu local quatro vezes.
No comando do time estará o treinador Luís dos Reis, bicampeão consecutivo da Segundinha, por Samambaia e Ceilandense, respectivamente, e que dirigiu o Brasiliense na Série D na temporada passada.
Possível time titular: Ravel; Caetano, Gabriel, Gustavo Henrique e Romário; Aldo, Tarta e Bernardo; Tobinha, Matheus Falero e Gustavão
Capital
O time da Coruja fez o maior investimento de sua curta história para tentar chegar pela primeira vez à final do Candangão. A equipe venceu a Segundinha em 2005 e 2018, e a extinta Série C em 2009. Um dos principais reforços vem do Rio Grande do Norte: o atacante Wallace Pernambucano, ídolo do América-RN. Ele foi campeão das Séries C e D do Brasileirão e é tetracampeão em seu estado.
Apesar de vários reforços, o time manteve o principal nome no ano passado: o goleiro Luan, eleito o melhor da posição no último Candangão. Ele foi autor de várias defesas seguras e se mostrou a principal peça defensiva do time, o quarto colocado em 2023.
Para o comando do Capital, chega o atual campeão da Série D pelo Atlético Cearense, Paulinho Kobayashi. O treinador fez um bom ano em 2023, levando o time cearense até as oitavas de final da Copa do Nordeste. Ele desembarca no Capital trazendo consigo vários nomes de sua confiança.
Possível time titular: Luan; Éverton Silva, Éder Lima, Lucas Oliveira e Mattheus Silva; Felipe Guedes, Maycon Lucas, Renan Motta e Romarinho; Deysinho e Wallace Pernambucano.
Ceilandense
Atual campeão da Segundinha, a equipe do Ceilandense modificou toda sua base e terá um time forte para a atual temporada. Um dos destaques do time é o volante Dogão, que tem passagem por diversas equipes do Distrito Federal, e que no último ano esteve na Série D com o Ceilândia
Dentre os muitos reforços da atual temporada, a equipe terá a segurança defensiva do zagueiro Medeiros, que jogou na última temporada pelo Paranoá, onde foi um dos destaques. Já ofensivamente o time terá outro jogador que foi bem na cobra sucuri: Gabriel Pedra, artilheiro com passagens boas pelo Distrito Federal.
Já no comando a equipe terá o treinador mais jovem do campeonato, Gabriel Teixeira, que foi auxiliar técnico de seu pai, Celso Teixeira, quando o Brasiliense venceu o Candangão em 2022, e que vem para a sua primeira experiência como treinador.
Possível time titular: Kaleb; Estevão, Somália, Medeiros e Vandinho; Dadinho, João Carlos e Dogão; Mirandinha, Vitor Mariano e Gabriel Pedra.
Ceilândia
O Ceilândia vai em busca do tricampeonato. A equipe manteve boa parte do elenco que chegou perto do acesso à Série C no ano passado. Mas também trouxe reforços. O principal dele, o meia Cabralzinho, que já se destacou pelo time em 2019 e estava no Samambaia.
Da base mantida desde o ano passado, outro destaque é o atacante Romarinho, artilheiro da equipe do Gato Preto na última temporada e terceiro maior artilheiro da história do Ceilândia. Ele também teve um ciclo vitorioso com o Brasiliense, onde permaneceu por cinco temporadas e venceu a Copa Verde de 2020 e o Candangão de 2021.
O treinador do Ceilândia segue sendo Adelson de Almeida, que tem mais de 300 jogos no comando da equipe em quatro passagens.
Possível time titular: Thiago Santos; Paulinho, Euller, Badhuga e Emerson Silva; Bosco, Pedro Bambu e Cabralzinho; Romarinho, Felipe Clemente e Edson Reis
Gama
A equipe tenta chegar à final para voltar a jogar uma competição nacional. No ano passado, amargou a 6ª colocação. O time passou por uma reestruturação após conturbada saída da SAF. Dentre os reforços, o principal é o zagueiro Wellington Silva, de 32 anos, que chega após um bom ano no Athletic.
Dos poucos nomes que seguem no time, o principal é o defensor Emerson Silva, criado na base do clube e que deve encerrar a carreira ao fim do campeonato.
Para comandar o time chega o treinador Cícero Júnior, que estava no Athletic na Série D. Recentemente ele também passou pelo Villa Nova-MG, onde conquistou o Módulo II do Campeonato Mineiro.
Possível time titular: Gleibson; Cleiton, Emerson Silva, Wellington Silva e PH; Adenilson, Luisinho, Gui Mendes e Dieguinho; Patrick e Wanderson
Paranoá
Após o terceiro lugar em 2023, a equipe se reformulou. Um dos principais reforços é o meia Rafinha Basso, que foi campeão da Segunda Divisão Carioca com o Sampaio Corrêa.
Entre os jogadores que permanecem na equipe está um dos melhores laterais da última edição: Douglas Rato. Ele chegou a ser transferido para o Ceilândia por empréstimo para a disputa da Série D, mas retorna como uma das principais peças.
O comando do grupo será do experiente treinador Agnaldo Liz. Ele chega para substituir o demitido Augusto Cesar, e foi o último a ser inscrito para competição, faltando apenas uma semana para o início dos jogos.
Possível time titular: Cajuru; Rato, Dedé, Henrique Gigante e Fernandinho; André, Geovani, Willian Júnior e Norton; Daniel Guerrero e Américo
Planaltina
A equipe está de volta à elite após 25 anos, feito conseguido após o vice-campeonato do ano passado. Dentre os reforços que chegam, um dos principais nomes é o atacante Douglas Candango, que volta ao time após passagem em 2021.
A equipe perdeu seus principais destaques do ano passado, mas conseguiu manter o seu artilheiro Wesley Ceifador, autor de cinco gols na Segundinha, sendo o artilheiro da competição, além de ajudar o time com assistências.
O time será treinado novamente por Hugo Pilo, que levou o time de volta à elite no ano passado, implementando parte do que aprendeu no futebol uruguaio e mostrando um bom futebol.
Possível time titular: Vagne Hugo; Jackson, Tonhão, Antonio Carlos e Rivaldo; Victor Duarte, Caranga e Rai Telles; Wesley Ceifador, Wandinho e Douglas Candango
Real Brasília
Vindo do seu primeiro título candango, o Real Brasília manteve a base do time e trouxe alguns reforços para equilibrar o time. Um dos destaques é o volante Tássio, que estava no Operário de Várzea Grande, em Mato Grosso, e vem para a sua primeira experiência no Distrito Federal
Do elenco da última temporada, a equipe tem como destaque o meia Uederson, camisa 10 e principal responsável pelas jogadas ofensivas criadas pelo time no ano passado. Com 38 anos, é uma das referências da jovem equipe da Vila Planalto.
Após perder o treinador Gérson Ramos, que foi campeão com a equipe, o time buscou um velho nome conhecido, Ariel Mamede, que estava no Operário de Várzea Grande e em 2020 levou o Real Brasília até as semifinais, quando foi eliminado pelo Brasiliense.
Possível time titular: Pereira; Caio Mendes, Alemão, Davy Silva e Gabriel Lima; Obina, Tássio e Thalles; Marcos Brazion, Uederson e Michel Douglas
Samambaia
A equipe mais jovem da competição chega para brigar pelo seu primeiro título de Candangão. Na última edição o time chegou perto de ir às semifinais mas acabou ficando de fora na última rodada. Dentre os destaques, um dos principais nomes é o de Vitor Xavier, bicampeão candango e principal armador do time para o campeonato.
A equipe teve muitas mudanças desde a última temporada. Na parte defensiva o time contará com a experiencia do zagueiro Rambo, zagueiro que já foi campeão Brasileiro e também venceu o Candangão. Já na parte ofensiva a equipe terá um jogador que fez base pela equipe do Grêmio-RS, Emerson Brito, jogador que foi campeão do Brasileiro de Aspirantes e considerado uma das principais revelações recentes da equipe.
No comando do Samambaia estará o único treinador tricampeão do Candangão, Vilson Tadei, sendo o último deles com o Brasiliense em 2021. Ele chega para trazer experiência fora das quatro linhas para a equipe
Possível time titular: Samuel; Daniel, Gustavo Rambo, Timm e Felipe Alves; Petrocelli, Dandan e Vitor Xavier; Luquinhas, Gabriel Guimarães e Emerson.
Santa Maria
A equipe teve muitas dificuldades e foi o último clube a conseguir organizar o time para o campeonato. O time foi todo modificado para a temporada. O principal nome entre os que chegaram é o do atacante Michael, de 30 anos, revelado pelo Fluminense-RJ e que estava jogando em Uganda.
Outro conhecido jogador do time é o meia Marquinhos Paracatu, que passou o ano de 2023 machucado e volta a atuar na competição. Ele foi campeão brasileiro da Série B em 2022.
Para treinar o time chega para sua primeira experiência em Brasília o treinador Jerry Adriane, conhecido na base do interior paulista, e que estava no futebol asiático.
Possível time titular: Isael; Felipe Piauí, Anderson Baiano, Alexandre e Nathan; Alessandro, Bryan, Caetano e Marquinhos Paracatu; Thiago Uenis e Charles