Deputados bolsonaristas se viram horrorizados com a fala do presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, que pediu regras nas redes sociais para evitar “futuras ameaças à democracia”. O juiz deu a declaração no evento “Democracia Inabalada”, na segunda-feira (08/01).
Diante da dobradinha entre governo e STF sobre a necessidade de regular as mídias sociais e a inteligência artificial, a Câmara, de direita, articula para derrubar o PL das Fake News se ele for colocado para votação. O projeto de lei, de relatoria do deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), segue parado.
Em dezembro, após o hackeamento da conta de Janja da Silva no X, o presidente da casa, Arthur Lira (PP-AL) prometeu ao presidente Lula (PT) que iria “pensar” sobre colocar o PL 2630 para tramitar.
Agora, bolsonaristas articulam para montar uma base forte contra o projeto. Deputados tem se falado por aplicativos de celular que, se não forem capazes de barrar o projeto, que pelo menos apresentem emendas que alterem totalmente o texto. Assim, a aprovação não seria uma derrota completa.