fbpx
Home / Política Nacional / Após Lula, Maduro volta a subir o tom sobre Guiana: “Vontade soberana”

Após Lula, Maduro volta a subir o tom sobre Guiana: “Vontade soberana”

Após conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mais cedo neste sábado (9/12), o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, amenizou o tom nas falas sobre a Guiana. Duas horas depois, no entanto, ele seguiu reivindicando o território de Essequibo. “Não poderão ignorar a vontade soberana da Venezuela!”, escreveu no X, antigo Twitter.

Nas redes sociais, ele chamou a Guiana de “Guiana Essequiba” e, partindo do pressuposto de que o território pertence à Venezuela, alegou que houve a “divisão do mar” e uma ameaça de construção de base militar dos Estados Unidos.


0

Maduro ainda citou o Comando Sul dos EUA, dias após a mesma divisão do Exército norte-americano anunciar operações militares na Guiana.

“Optamos pelo diálogo direto com a Guiana, mas as suas autoridades revogaram o Acordo de Genebra e começaram a dividir o nosso mar, ameaçando construir uma base militar para o Comando Sul dos EUA”, publicou Maduro nas redes sociais.

“Não contaram com a nossa astúcia, o povo saiu em defesa da Guiana Essequiba. Não poderão ignorar a vontade soberana da Venezuela!”, completou, na rede social X.

A expectativa é de que Maduro ainda recorra ao presidente russo, Vladimir Putin, e vá à Rússia neste domingo (10/12) ou na segunda-feira (11/12).

 

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *