Com Planaltina comemorando 164 anos no sábado (19), o programa GDF Mais Perto do Cidadão retorna à região com atividades de lazer e diversos serviços do governo local para a população da cidade.
Organizado pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), o objetivo do programa é desenvolver ações itinerantes nas diversas regiões administrativas do DF, voltadas à promoção do bem-estar e da qualidade de vida.
São diversas tendas, cada uma com um atendimento diferente, como emprego e renda, educação, vacinação de animais e saúde | Fotos: Lucio Bernardo Jr./Agência Brasília
“O evento é uma evolução do Sejus Mais Perto do Cidadão, quando nós conseguimos atender 200 mil cidadãos na primeira gestão do governador Ibaneis Rocha. Nosso papel é, a cada edição, trazer mais e o melhor serviço do governo para perto da população. Hoje é um dia de festa, mas também de muito atendimento”, ressaltou a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, presente no evento.
A programação vai até 19 de agosto e ocorre no estacionamento do Ginásio de Múltiplas Funções, ao lado da Administração Regional de Planaltina. São diversas tendas, cada uma com um atendimento diferente, como emprego e renda, educação, vacinação de animais e saúde.
Na tenda de cuidados e estética, por exemplo, Domingas Pereira Santos, 50 anos, fez uma massagem relaxante. Presente pela primeira vez no evento, a dona de casa elogiou a equipe. “O atendimento foi legal, eu estava precisando. Estava sentindo dor, resolvi fazer essa massagem e amei. Estou me sentindo muito melhor”, declarou.
O Instituto Brasília Ambiental (Ibram) também participa do GDF Mais Perto do Cidadão. “Além de atendimento às demandas do público, fizemos distribuição de mudas de espécies nativas do Cerrado para a comunidade interessada”, explica o administrador de parques Gesisleu Darc Jacinto. Essas ações contribuem para esclarecer aos cidadãos sobre as atribuições do Ibram e as maneiras como a população pode atuar em conjunto com o governo, a fim de proteger o meio ambiente e promover o uso sustentável dos recursos naturais.
Tudo em um lugar só
Já a tenda da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) leva à comunidade alguns serviços prestados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Além da vacinação contra covid-19, influenza e HPV, estão disponíveis testes rápidos de hepatite B, hepatite C, HIV e sífilis.
No local, também está acessível para os cidadãos a aferição de pressão arterial e glicemia, além de atividades educativas de saúde mental e de saúde da mulher
A programação vai até 19 de agosto e ocorre no estacionamento do Ginásio de Múltiplas Funções, ao lado da Administração Regional de Planaltina
No local, também está acessível para os cidadãos a aferição de pressão arterial e glicemia, além de atividades educativas de saúde mental e de saúde da mulher. Servidores do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e do Centro de Referência em Práticas Integrativas em Saúde (Cerpis) de Planaltina participam prestando informações ao público.
O jornalista João Fagundes, 29 anos, compareceu na quinta (17) e disse ter aproveitado bastante, ficando até o fechamento. Nesta sexta (18), ele decidiu fazer uma nova visita para aproveitar alguns desses serviços, elogiando o atendimento da saúde.
“Foi bem rápido, eles também direcionam para os serviços que não fazem aqui. Tenho histórico na família de pressão alta e quero me cuidar. Principalmente verificar a pressão, glicemia. Também fiz um corte de cabelo na outra tenda, que foi muito legal e uma transformação total. É muito gratificante ter participado no aniversário de Planaltina”, destacou.
A dona de casa Léia de Souza, 37, aproveitou a carreta do Na Hora para adquirir o Cartão Especial, de mobilidade do cidadão. Segundo ela, ter tudo mais próximo e não precisar se locomover para o centro de Brasília atrás desses serviços é muito mais prático.
A programação vai até 19 de agosto e ocorre no estacionamento do Ginásio de Múltiplas Funções, ao lado da Administração Regional de Planaltina
“Para a gente que não tem tempo e vive correndo com nossos filhos, é uma ideia muito bacana. Você vai numa barraquinha aqui, ali… Está tudo na mesma área”, observou.
Visita de escolas
O evento também recebeu a visita dos alunos do Centro de Ensino Especial 01 de Planaltina. Eles passaram na tenda de higiene pessoal, dançaram e comeram algodão doce e pipoca.
A professora Iara Sousa, docente da unidade, diz que a escola recebeu uma visita, durante a semana, de alguns profissionais da Sejus-DF com panfletos trazendo o convite.
“Não poderíamos deixar de participar. A comemoração também é o aniversário da nossa cidade. E os alunos estão se divertindo muito. Os momentos de vivência diária é a escola que proporciona, então, para eles, isso é tudo. Estavam ansiosos para que esse dia chegasse”, afirmou.
Iara conta que também utilizaram os serviços da defensoria pública para mobilizar uma cirurgia que uma das alunas da escola precisa. “Somos a única escola especial na cidade. Nossa escola hoje atende várias modalidades, são crianças maravilhosas”.
The post GDF Mais Perto do Cidadão tem sua 10ª edição em Planaltina appeared first on Agência Brasília.