fbpx
Home / Notícias / Zambelli, Kataguiri e Crivella visitam exposição sobre cânhamo

Zambelli, Kataguiri e Crivella visitam exposição sobre cânhamo

Um grupo de deputados federais visitou, nesta semana, uma exposição de cânhamo, cepa não psicoativa da cannabis. O evento foi organizado pelo Instituto InformaCann. De acordo com a organização, o cânhamo possui uma das fibras mais resistentes e sustentáveis da história.

Entre os visitantes da exposição estão os deputados Carla Zambelli (PL-SP), Kim Kataguiri (União-SP), Sargento Fahur (PSD-PR) e Marcelo Crivella (Republicanos-RJ).

A exposição busca mobilizar parlamentares para discutir a regulamentação e incentivo nacional para produção da planta. O evento reuniu produtos desenvolvidos com o cânhamo, como roupas, absorventes menstruais e sapatos. O matreial é base para produção de fibras têxteis serve para a produção de bioplástico, papel, tecidos, painéis de carros e tijolos.

A realização do evento chegou a ser alvo de resistência por parte da presidência da Câmara dos Deputados, que desautorizou a exposição de produtos cuja regulação impede a comercialização no Brasil.


0

Deputados participam

Um dos deputados que visitou a exposição foi Sargento Fahur (PSD-PR). O parlamentar foi policial militar por 35 anos e ressaltou a importância do uso medicinal da cannabis, mas fez críticas ao uso recreativo.

“Não sou ignorante a ponto de desprezar tudo isso aqui, a medicação, mas você sabe que sou um pouco intransigente com o uso recreativo. É aquela pessoa que se envolve com a droga e acaba se envolvendo com coisas piores. Tenho bastante consciência e aprendizado pra saber que isso aqui realmente faz bem para algumas pessoas. Fala-se que vai produzir em casa. Tem maconheiro que não arruma nem o quarto”, disse.

O deputado Augusto Puppio (MDB-AP), que é médico, afirmou que acompanha os avanços do uso medicinal do canabidiol e ressaltou a importância de debater a utilização do cânhamo.

“A gente acompanha na medicina os avanços e benefícos do canabidiol em várias àreas da medicina. Estou aqui no estande falando do cânhamo, onde a gente vê que existe uma cadeia produtiva que pode gerar emprego e renda para o Brasil. Esse assunto tem que ser debatido na Câmara”, afirmou Puppio.

O deputado Marcelo Crivella também ressaltou a importância de diferenciar a discussão sobre cânhamo e o uso recreativo da cannabis. “A gente não pode confundir o cânhamo com cannabis. Não estamos falando de maconha. Pode ser muito importante para a agricultura do nosso país. É algo a frente, precisamos fazer parte. Precisamos gerar emprego, sobretudo no campo, precisamos analisar isso com muito carinho”, afirmou.

Críticas

A exposição também foi alvo de críticas. O deputado Marcos Pollon (PL-MS) afirmou que o evento incentivava o uso de maconha.

“Olha com o que me deparei na entrada da Câmara. Um estande de promoção da maconha, olha que absurdo. Olha isso aqui. Eu estava passando na frente e falei: não acredito. Olha ali atrás de mim. Um estande promovendo o cultivo da maconha na Câmara federal”, afirmou, nas redes sociais.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *