No rol de suplementos disponíveis no mercado, existem vários que, mesmo com nome complicado, viraram queridinhos de quem faz dieta ou deseja manter uma alimentação saudável. Glutamina, creatina e whey protein são alguns deles. O ácido linoléico conjugado, conhecido como CLA, acaba de entrar para a lista.
Pouco conhecido, ele está presente em alimentos de origem animal, como carne bovina e laticínios. De acordo com o farmacêutico Meritxell Martí, a substância carrega uma série de benefícios, como auxiliar a queima de gordura e ajudar a controlar o açúcar no sangue — e mais: ainda proteger o organismo contra os radicais livres.
“[O CLA] pode ser útil para manter os níveis de glicose sob controle e melhorar a sensibilidade à insulina”, contou, em entrevista à revista Hola!. “[O produto] atua na enzima lipase, responsável pelo transporte dessas gorduras, ao mesmo tempo que inibe a síntese de novas células adiposas, evitando o armazenamento de gordura adicional”, esclarece o farmacêutico.
“Sendo um ômega 6 e auxiliando na redução da gordura corporal, consequentemente, também pode beneficiar o sistema cardiovascular, reduzindo a hipertensão, principalmente quando combinado com anti-hipertensivos”, explicou o farmacêutico.
bem-estar
Faça substituições inteligentes na dieta para emagrecer
Getty Images
emagrecer
Praticar atividade física é essencial
Pixabay
Mulher emagrecer
Lembre-se: o efeito sanfona desencadeia doenças cardiovasculares e alterações hormonais
Tim Platt/Getty Images
abacate para emagrecer
Por isso, procure sempre manter a boa forma
Alto Astral/Reprodução
suco-receita-emagrecer-fim-de-ano-saude
Se quiser emagrecer, aumente também a ingestão de líquidos, como água, sucos e chás
Getty Images
pilulas emagrecimento-min
Evite erros comuns que retardam o emagrecimento
Getty Images
emagrecimento
Como ter noites de sono ruins e treinar demais, o que desgasta o corpo
Pixabay
perda de peso emagrecimento dieta
A gordura abdominal é perigosa
Getty Images
0
De acordo com o expert, é preciso procurar um médico para saber a dosagem ideal, que pode ir de 15 a 174 mg por dia.
“A dose mais comumente recomendada é de 3 g por dia, sempre tomada nas refeições principais, em cápsulas”, diz. Ele encerra ressaltando que, sozinho, nenhum suplemento faz milagre. É preciso associar a ingestão a hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e uma rotina de exercícios físicos.