fbpx
Home / Notícias / Uso de vape tem impacto na saúde bucal. Veja sinais de alerta

Uso de vape tem impacto na saúde bucal. Veja sinais de alerta

Os cigarros eletrônicos, ou vapes, têm comercialização proibida no Brasil. Estudos recentes sugerem que eles podem ser responsáveis por doenças cardiovasculares, pulmonares e inflamações, que aumentam os riscos de câncer. Mas não só isso: especialistas apontam que os vapes também causam danos à saúde bucal.

“Devido ao alto teor de açúcar e à consistência viscosa do vapor, resíduos são depositados nos dentes, tornando-os mais sensíveis. Isso afeta o paladar, o olfato, causa desidratação e ainda potencializa os riscos de cáries”, explica o dentista João Piscinini, especialista em Saúde Coletiva da Neodent. Ele ponta sinais de alerta sobre o impacto do vape na saúde bucal:

Doenças periodontais

O uso de cigarros eletrônicos altera as condições naturais da boca, facilitando o acúmulo de placa bacteriana, principal causa das doenças periodontais, como a a gengivite, a periodontite e a periodontite avançada.

Usar vape pode ser mais nocivo que o cigarro tradicional

Retração gengival

A baixa irrigação das membranas mucosas bucais danifica o tecido, expondo a raiz do dente e aumentando a sensibilidade dentária, bem como a chance do surgimento de cáries.

Língua de vape

O fumo excessivo dos vapes, devido às altas quantidades de nicotina e essências com sabores exóticos danifica as papilas gustativas e compromete a capacidade de sentir o gosto.


0

Leia a lista completa de sinais de alerta no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *