São Paulo —A ViaMobilidade decidiu interromper, por volta de 7h30, os testes programados para esta quinta-feira (2/11) nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. Os trens voltaram a circular após atrasos com ônibus do sistema Paese, o que provocou filas e lotação. Nas redes sociais, passageiros relataram uma manhã de caos nos transportes.
Por causa de serviços de manutenção no sistema de sinalização, as linhas 8 e 9 iriam funcionar apenas parcialmente esta manhã. Os trechos interditados seriam atendidos por ônibus, mas os veículos do Paese não deram conta do volume de passageiros. Filas enormes se formaram na entrada das estações e nos pontos de embarque dos ônibus.
Passageiros reclamaram do problema nas redes (veja um dos relatos abaixo). “Que falta de respeito com a população. Tem muita gente que trabalha no feriado e nos finais de semana”, disse um usuário. Outra passageira reclamou da falta de avisos, como costuma acontecer nessas situações. “Dessa vez não houve nada. A sinalização era de uma manutenção normal que ocorre sem interrupção dos serviços.”
Mais um dia de humilhação na linha privatizada da via mobilidade nem lembro quando foi a última vez que a linha 9 esmeralda prestou pic.twitter.com/0JX28IlIaE
— nat (@larrybroche) November 2, 2023
Para evitar que o problema se agravasse, a ViaMobilidade suspendeu parte dos testes. “A manutenção programada entre as estações Cidade Jardim e Villa-Lobos/Jaguaré da Linha 9-Esmeralda está mantida, e os trens circulam com intervalos de 18 minutos em toda a linha até as 23h30”, informou a empresa, por meio de nota.
Linha 15-Prata
Passageiros da Linha 15-Prata, do monotrilho, que atende a zona leste de São Paulo, também enfrentaram problemas na manhã desta quinta-feira. Uma falha no sistema interrompeu toda a operação até 8h. Ônibus do Paese foram acionados.
Linha 15-Prata01
Plataforma da Linha 15-Prata, do Metrô, em São Paulo
William Cardoso/Metrópoles
Linha 15-Prata02
Trem da Linha 15-Prata, do Metrô, em São Paulo
William Cardoso/Metrópoles
Linha 15-Prata03
Trem da Linha 15-Prata, do Metrô, em São Paulo
William Cardoso/Metrópoles
Linha 15-Prata04
Passageiros na plataforma da Estação Vila Prudente, na Linha 15-Prata, do Metrô
William Cardoso/Metrópoles
Linha 15-Prata05
Trem da Linha 15-Prata, do Metrô, em São Paulo
William Cardoso/Metrópoles
Linha 15-Prata06
Passageiros embarcam em trem da Linha 15-Prata, do Metrô, em São Paulo
William Cardoso/Metrópoles
0
Em nota, o Metrô informou que a Linha 15-Prata, “da estação Vila Prudente até Jardim Colonial, ficou paralisada das 04h40 às 8h por instabilidade no sistema de controle de trens”.
De acordo com o Metrô, a operação já foi normalizada.