fbpx
Home / Notícias / Técnica brasileira acelera análise de câncer no sangue em crianças

Técnica brasileira acelera análise de câncer no sangue em crianças

Uma nova forma de analisar os exames de pacientes infantis com cânceres no sangue, como a leucemia, foi criada no Brasil e conseguiu reduzir os custos e o tempo da análise de amostras.

O método foi criado por pesquisadores do laboratório Flow Diagnósticos, em São Paulo, e do Serviço de Pediatria e Oncohematologia do Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória (HINSG), no Espírito Santo.

Os resultados, publicados nesta sexta (22/9) no Journal of Applied Laboratory Medicine, mostraram que os custos por exame caíram cerca de 20%, enquanto a velocidade para realizar os testes subiu em 34%. Os benefícios foram observados em testes de tipos de câncer como leucemia, mieloma e linfomas.

A técnica foi batizada de “teste reflexo” e analisa dados celulares, reduzindo a necessidade de fazer outros exames antes do diagnóstico. Outro benefício de adotar o protocolo é que o resultado dos exames se tornou mais rápido.

Em entrevista à Agência Bori, o chefe do Flow Diagnósticos, Rodrigo Proto-Siqueira, defendeu que a diminuição de custo e maior agilidade nos exames trazem benefícios não só aos laboratórios, mas especialmente aos pacientes.

“Quanto mais imediato o resultado, mais cedo os pacientes iniciam o tratamento contra o câncer e o tempo de resposta aos medicamentos e terapias podem ser reduzidos, daí o valor deste diagnóstico acessível”, comentou.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *