No momento em que enfrenta dificuldades para avançar com sua agenda na Assembleia Legislativa, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), obteve uma importante vitória política na terça-feira (19).
Com 53 votos a favor, 15 contra e 1 abstenção, o projeto de lei que ratifica o protocolo de intenções firmado entre os estados da região Sudeste e Sul para criar o Consórcio de Integração dos Estados Sudeste e Sul (Cosud) foi aprovado no parlamento paulista.
O projeto estava parado na casa desde que o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), sugeriu a criação de uma “frente” de estados da região para evitar desvantagem no Senado em relação aos estados do Nordeste.
Sul e Sudeste recebem menos incentivos da União, mas são historicamente beneficiados, dizem especialistas
Representantes do Sul e Sudeste devem se reunir para discutir a reforma tributária, diz Eduardo Leite
Relação de Tarcísio com Bolsonaro é de amizade e investigação não vai afastá-los, diz presidente do Republicanos à CNN
A declaração causou mal-estar entre os governadores que articulavam a criação do Cosud. Para Tarcísio, era importante que a Alesp aprovasse o protocolo antes da próxima reunião do consórcio, marcada para outubro em São Paulo.
O evento será uma oportunidade para o governador paulista se firmar como a principal liderança da região.
O governador paulista vai levar seus colegas para uma visita a São Sebastião, no litoral, para mostrar as obras que foram feitas depois da tragédia de janeiro.
Veja também: Zema forma “união Sul-Sudeste” e defende compensações a regiões
Este conteúdo foi originalmente publicado em Tarcísio consegue vitória na Alesp e aprova Consórcio Sul-Sudeste no site CNN Brasil.