São Paulo — A cidade de São Paulo recebe, a partir desta segunda-feira (23/10), a 12ª edição da Settimana della Cucina Regionale Italiana, um evento com 20 chefs de cozinha da Itália que vão preparar pratos típicos de suas regiões em restaurantes brasileiros.
Organizada pelo Consulado Geral da Itália, com o apoio da Accademia Italiana della Cucina, a semana gastronômica tem como objetivo mostrar a diversidade da cozinha italiana e as especificidades de cada uma das vinte regiões do país europeu.
“A gente quer que as pessoas comam como se estivessem na Itália”, afirma Gerardo Landulfo, representante no Brasil da Accademia Italiana della Cucina.
Vinheria Percussi_Aspargos gratinados com ovo frito e presunto cru de San Daniele_4_Mario Rodrigues
12ª edição da Settimana della Cucina Regionale Italiana invade 20 restaurantes com pratos típicos italianos
Mario Rodrigues / Divulgação
Supra_Tortelli de berinjela ao orégano, com camarão-carabineiro e o seu bisque aromatizado com manjericão_3_Mario Rodrigues
Tortelli de berinjela é um dos pratos que representará a região da Sardegna no restaurante Supra Di Mauro Maia
Mario Rodrigues / Divulgação
Zena_Bolo gelado com licor de genziana, crocante de amêndoas e chocolate ao leite_4_Mario Rodrigues
Bolo gelado com amêndoas crocantes e caramelo salgado está entre as sobremesas do evento
Mario Rodrigues / Divulgação
Maremonti_Panzanella moderna (Pão tostado, tomates sweet grape confitados e creme de mozzarella de búfala)_1_Mario Rodrigues
Para participar do evento não é preciso reservar entrada nos restaurantes
Mario Rodrigues / Divulgação
0
A ideia é que cada restaurante funcione como uma espécie de “embaixada” da culinária praticada em um local específico da Itália.
Os menus que serão servidos ao longo da semana foram criados pelos chefs convidados em parceria com os profissionais que lideram as cozinhas dos restaurantes brasileiros.
“A receita vem de lá e o chef daqui também faz sugestões”, diz Gerardo, explicando que os cardápios trazem ingredientes italianos, mas são adaptados ao gosto dos brasileiros.
Neste ano, os chefs europeus foram desafiados pela organização do evento a utilizarem queijos típicos do lugar em que vivem nas receitas apresentadas.
Com isso, o público poderá experimentar pratos com queijos pouco conhecidos no Brasil, como o caciocavallo podolico, da Basilicata, e a ricotta salata, da Sicilia.
Os cardápios do evento terão duas opções de pratos para cada etapa da refeição. No jantar, os menus contarão com os chamados primo piatto e secondo piatto, uma espécie de divisão do prato principal.
No almoço, será possível provar apenas três etapas, optando entre um primo ou um secondo piatto, além de entrada e sobremesa.
Entre os pratos apresentados nos cardápios estão receitas como o risotto al barbaresco, midollo di bue e mirtilli, um risoto feito com vinho do Piemonte, tutano de boi e mirtilos; e o semifreddo al croccantino di mandorle e caramello salato, um bolo gelado com amêndoas crocantes e caramelo salgado.
O preço dos menus varia de acordo com o restaurante. O mais barato é o do Maremonti, no cardápio do almoço, que sai a R$ 125. O espaço vai representar a região de Lazio, no centro da Itália, onde fica a capital Roma.
Restaurantes participantes
Entre os espaços que participarão da Settimana della Cucina Regionale Italiana estão nomes como o Casa Santo Antônio, que receberá o chef Luca Abbruzzino, da Calabria, e a unidade Gero do Itaim, que representará a região de Veneto com a ajuda da chef Mara Zanetti Martin.
Três restaurantes participarão pela primeira vez do evento: Enosteria, Simone e Ca’d’Oro, que completa 70 anos de história neste ano.
A lista completa dos participantes está disponível no site no evento, o www.settimanacucinaitaliana.com, assim como os endereços de cada unidade.
Não é preciso fazer reserva para participar do evento.