fbpx
Home / Notícias / Rosa Weber se despede do STF e relembra o 8 de Janeiro: “Resposta firme fortaleceu a democracia”

Rosa Weber se despede do STF e relembra o 8 de Janeiro: “Resposta firme fortaleceu a democracia”

A ministra Rosa Weber conduziu nesta quarta-feira (27) sua última sessão na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) e se despediu também da Corte, que integra desde 2011. Ela destacou uma “resposta firme e imediata dos Poderes e da sociedade civil” frente aos atos criminosos do 8 de Janeiro, que chamou de “dia da infâmia”.

Prestes a completar 75 anos, na segunda-feira (2), Weber está no STF desde dezembro de 2011. Em setembro de 2022, assumiu a presidência da Corte, cargo em que será sucedida por Luís Roberto Barroso.

Ela disse que, apesar de curto, o período na presidência pode ser considerado um “divisor de águas”, pelo ineditismo do episódio enfrentado: “O 8 de Janeiro não poderá ser esquecido, para que jamais se repita, mas há de sempre ser lembrado, por outro lado, como propulsor do fortalecimento do nosso Estado democrático de direito. Resistência, resiliência e solidariedade ficaram estampadas na Praça dos Três Poderes”.

A ministra citou a noite em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), os presidentes do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Arthur Lira (PP-AL), os governadores e ela própria caminharam até o STF após as depredações.

Leia mais:

Rosa Weber vota por descriminalização do aborto; Barroso trava julgamento e leva ao plenário do STF

Às vésperas de aposentadoria no STF, Rosa Weber pauta proposta de paridade de gênero no Judiciário

Senado aprova texto-base de projeto que institui marco temporal para terras indígenas

No julgamento desta terça, o tribunal definiu que pode haver indenização a proprietários que tenham ocupado, de boa-fé, terras que venham a ser demarcadas como indígenas, mais uma importante pauta analisada sob o comando de Rosa Weber.

No discurso de despedida, ela disse que o trabalho a permitiu “atuar sobre a realidade como ela é, em particular a realidade das minorias, dos vulneráveis, dos que muitas vezes não têm vez nem voz”.

A ministra ressaltou, contudo, que “mexem-se as pedras no tabuleiro, mas a instituição sobrepaira” diante do encerramento do ciclo.

Emocionada, citou ministros que já deixaram a Corte, disse que Gilmar Mendes é um “decano impecável” e chamou Carmen Lúcia de “amiga e irmã”, antes de agradecer aos demais colegas, colaboradores do Judiciário e profissionais da imprensa. Concluiu que está “tomada de saudades antecipadas”, antes de ser aplaudida.

Veja também: Saiba se voto de Rosa Weber sobre aborto valerá após sua aposentadoria

Este conteúdo foi originalmente publicado em Rosa Weber se despede do STF e relembra o 8 de Janeiro: “Resposta firme fortaleceu a democracia” no site CNN Brasil.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *