fbpx
Home / Notícias / Resiliente, inflação no Reino Unido fica em 6,7%, acima do esperado

Resiliente, inflação no Reino Unido fica em 6,7%, acima do esperado

inflação no Reino Unido ficou um pouco acima das projeções do mercado em setembro deste ano, mas se manteve estável em relação ao mês anterior, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (18/10) pelo Escritório de Estatísticas Nacionais (ONS).

Na base de comparação anual, o índice foi de 6,7%, o mesmo registrado em agosto. Já na base mensal, a inflação britânica ficou em 0,5%.

O consenso Refinitiv, que reúne as principais projeções do mercado, estimava índices de 6,6% (anual) e 0,5% (mensal).

O núcleo de inflação, que exclui a variação de preços de energia e alimentação, ficou em 6,1%, na base anual, e 0,5%, na comparação mensal. Em agosto, os índices foram de 6,2% e 0,1%, respectivamente.

Juros

Com a inflação ainda resiliente no Reino Unido, o mercado não espera uma redução da taxa de juros na próxima reunião do Banco da Inglaterra (o Banco Central britânico).

Em setembro, a autoridade monetária decidiu interromper uma série de 14 altas consecutivas da taxa básica de juros e a manteve em 5,25% ao ano. A taxa de juros de referência segue no maior patamar em 15 anos, desde 2008.

A próxima reunião do Comitê de Política Monetária do Banco da Inglaterra está programada para o dia 2 de novembro. O aumento da taxa de juros é a principal ferramenta dos bancos centrais para combater a inflação.

PIB

O Reino Unido é a quinta maior economia do mundo, segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI). O PIB britânico é superado apenas por Estados Unidos, China, Japão e Alemanha.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *