Em mais um movimento para seduzir o Centrão para a base de apoio, o governo articulou a criação de um novo espaço e entregou ao Republicanos. Como adiantado pela CNN, o ex-deputado federal Gil Cutrim (Republicanos-MA) é o novo diretor de Governança e Sustentabilidade da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).
Cutrim foi indicado pelo líder do partido na Câmara dos Deputados, Hugo Motta (PB), e contempla os acordos fechados entre a sigla na Casa e o Planalto para provável entrega de votos em pautas de interesse do governo. Ele também é próximo do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), e do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).
A vaga foi criada por uma Medida Provisória que previa o reajuste salarial de servidores da União. Outros postos na máquina federal foram indicados na mesma Medida.
Leia Mais
Governo Lula articula para barrar pagamento obrigatório de novo tipo de emenda parlamentar
Deputada Carla Zambelli deve prestar depoimento sobre invasão hacker ao CNJ
Lula diz ao STF que não quis caluniar Bolsonaro ao criticar flexibilização do acesso a armas
A alteração foi incluída no texto pela relatora Alice Portugal (PCdoB-BA), a pedido da liderança do governo no Congresso Nacional.
A nova diretoria deve ser aprovada e começar a funcionar a partir da próxima reunião do conselho da empresa, no dia 27 de novembro.
Cutrim é advogado de formação e não conseguiu se reeleger para deputado federal em 2022. Com a derrota nas urnas, ele declarou voto em Jair Bolsonaro (PL). Durante seu mandato, foi relator do projeto de privatização dos Correios, que transformava a estatal em uma empresa de economia mista.
O Republicanos espera ter o controle da Fundação Nacional da Saúde, a Funasa, que ainda será recriada e tem sido pleiteada também por PSD e União Brasil. O Planalto avalia, inclusive, deixar a indicação para o próximo ano.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Republicanos recebe nova diretoria na Codevasf e amplia espaço no governo no site CNN Brasil.