O público acordou cedo nesta quinta-feira (7/9) para comparecer à Esplanada dos Ministérios, em Brasília, onde ocorre o tradicional desfile cívico-militar do Dia da Independência do Brasil.
A maioria da plateia vestia roupas verdes e amarelas, em alusão às cores da Bandeira Nacional, e nas cores vermelha e branca, referência ao Partido dos Trabalhadores (PT).
Público chega à Esplanada dos Ministérios para acompanhar o desfile cívico-militar de 7 de Setembro1
Bruna Almeida, 41 anos, e suas duas filhas Ana Clara, 18 anos, e Alice, de 4 anos, acompanham presencialmente pela primeira vez o desfile de 7 de Setembro
Breno Esaki/Metrópoles
Público chega à Esplanada dos Ministérios para acompanhar o desfile cívico-militar de 7 de Setembro2
Tradicional desfile do 7 de Setembro, Dia da Independência, ocorre na Esplanada dos Ministérios
Breno Esaki/Metrópoles
Público chega à Esplanada dos Ministérios para acompanhar o desfile cívico-militar de 7 de Setembro3
Filas foram organizadas por setores para acesso às arquibancadas
Breno Esaki/Metrópoles
Público chega à Esplanada dos Ministérios para acompanhar o desfile cívico-militar de 7 de Setembro. Filas foram organizadas por setores para acesso às arquibancadas
Público chega à Esplanada dos Ministérios para acompanhar o desfile cívico-militar de 7 de Setembro
Breno Esaki/Metrópoles
0
Apesar de a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) não divulgar contagem oficial do público, o governo federal espera um público de, aproximadamente, 30 mil pessoas para assistir ao desfile militar, à apresentação da Esquadrilha da Fumaça e às inovações propostas para este ano, com o tema: “Democracia, soberania e união”.
O público começou a tomar conta do local por volta das 7h. Para acompanhar as comemorações dos 201 anos da Independência, diversas caravanas e pedestres ocupavam as vias S1 e N1 e o gramado do Eixo Monumental. No local, ambulantes também comercializavam bandeiras, alimentos e bebidas.
No entanto, muita gente chegou em cima da hora e não conseguiu acessar as arquibancadas.
A servidora pública Bruna Almeida, 41 anos, veio acompanhada das duas filhas, de 18 e 4 anos, para assistir ao desfile. A família se mudou para Brasília há dois meses e aproveitou para ver a festividade de perto pela primeira vez.
“A expectativa é que agora a gente vai poder assistir pessoalmente um evento que sempre acompanhávamos pela televisão. O evento está muito bem organizado. Conseguimos estacionar o carro tranquilamente também, e o acesso às arquibancadas está fácil. Estamos animadas para ver o presidente”, contou Bruna.
Segurança
O esquema de segurança para o evento foi reforçado, com fechamento de vias, revista aos espectadores e policiamento nos prédios públicos. A circulação de veículos na área da Esplanada dos Ministérios ficou bloqueada desde quarta-feira (6/9), da Catedral de Brasília até a Praça dos Três Poderes.
O acesso à Praça dos Três Poderes também ficou restrito, com bloqueio e policiamento a partir da Avenida José Sarney. O Congresso Nacional, os ministérios da Justiça e Segurança Pública e de Relações Exteriores, bem como o Supremo Tribunal Federal (STF), protegidos por gradis e policiais.
Segundo gestores do Executivo local, o efetivo da Polícia Militar do DF (PMDF) nesta data é maior do que o utilizado na posse do presidente Lula (PT) em janeiro deste ano.
Há cerca de uma semana, a vice-governadora Celina Leão (PP) afirmou que o GDF mobilizará mais de 2 mil PMs e mais de 500 civis para o 7 de setembro. “Teremos mais policiais do que no dia da posse do presidente Lula”, comparou.
O diretor-geral do Detran-DF, Takane Kiyotsuka do Nascimento, alertou que a autarquia atuará, também, com 50 carros caracterizados e com alguns à paisana.