Os primeiros brasileiros repatriados desembarcaram na Base Aérea de Brasília na madrugada desta quarta-feira (11/10). Nessa primeira leva, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) trouxe de Israel 211 pessoas.
A aeronave militar KC-30, um Airbus A330 200, saiu do Brasil no último domingo (8/10) e chegou a Tel Aviv às 14h12 (horário de Brasília) desta terça-feira (10/10). O voo de volta para o Brasil durou cerca de 14 horas e pousou em Brasília às 4h07.
A primeira passageira a descer do avião ergueu uma bandeira do Brasil. Ela puxou a descida dos repatriados, às 4h28.
AVIÃO POUSA EM BRASILIA VINDO DE ISRAEL
avião-força-aérea-israel-hamas
avião-força-aérea-israel-hamas1
avião-força-aérea-israel-hamas2
0
Os 211 repatriados fazem parte de um grupo de mais de 2,5 mil brasileiros que estão em Israel e 50 na Faixa de Gaza que solicitaram ajuda do governo brasileiro para retornar ao país. Desde o último sábado (7/10), deu-se início a uma guerra entre o Hamas e Israel, após o grupo radical promover ataques armados e o disparo de mísseis em diversas localidades do país.
Em coletiva, o Ministro da Defesa, José Múcio, afirmou que este avião é o primeiro de muitos e ressaltou que o Brasil é pioneiro desta operação. “Algumas pessoas perguntam quantos voos serão. Vamos trazer todos os brasileiros. Estamos trabalhando para levá-los a um lugar seguro, para que possam também voltar em paz para casa.”
Sobre os brasileiros na Faixa de Gaza, Marcelo Damasceno, comandante da Aeronáutica, garantiu que o Brasil trará todos, apesar das dificuldades do resgate na região.
“Estamos fazendo uma análise bastante amiúde do resgate do nosso pessoal da Faixa de Gaza. Imaginávamos o Cairo, mas é uma distância muito longe. Estamos analisando dois aeroportos ao norte e nordeste no Egito. Temos certeza que traremos todos˜, afirmou.
A FAB informou que, após passarem por procedimentos alfandegários, os repatriados com destino final em Brasília serão direcionados até a área doméstica de desembarque do Aeroporto Internacional para reencontrar os familiares.
Os que moram em outros estados serão transportados até seus destinos finais de forma gratuita. O governo informou que fechou uma parceria com a Azul Linhas Aéreas para as viagens dentro do país.
Por motivos de segurança, os repatriados não tiveram o nome divulgado.
Um segundo avião enviado para repatriar brasileiros em Israel seguiu rumo à Europa na tarde dessa segunda-feira (9/10). O avião fará escala em Roma, na Itália, antes de seguir para Tel Aviv, em Israel.
aviao FAB israel
FAB/Divulgação
Avião aterrisa em Tel Aviv para buscar brasileiros após ataques do Hamas
Avião aterrisa em Tel Aviv para buscar brasileiros após ataques do Hamas
FAB/Divulgação
foto-aviao-repatriacao-brasileiros-israel
O segundo avião da FAB enviado para repatriar brasileiros em Israel seguiu rumo à Europa por volta das 16h30 desta segunda-feira (9/10)
Vinícius Schmidt/Metrópoles
foto-aviao-repatriacao-brasileiros-israel
Equipe de saúde da FAB, composta por dois médicos, dois enfermeiros e uma psicóloga
Vinícius Schmidt/Metrópoles
foto-aviao-repatriacao-brasileiros-israel
Vinícius Schmidt/Metrópoles
foto-aviao-repatriacao-brasileiros-israel
Vinícius Schmidt/Metrópoles
foto-aviao-repatriacao-brasileiros-israel
O comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, conversa com a equipe de saúde da FAB, composta por dois médicos, dois enfermeiros e uma psicóloga
Vinícius Schmidt/Metrópoles
foto-aviao-repatriacao-brasileiros-israel
Aeronave da FAB repatriará brasileiros em Israel
Vinícius Schmidt/Metrópoles
foto-aviao-repatriacao-brasileiros-israel
A aeronave KC-30, de prefixo FAB-2902, decolou da Base Aérea, em Brasília
Vinícius Schmidt/Metrópoles
0
Operação de resgate
Até o momento, cerca de 2,3 mil brasileiros que estão em Israel solicitaram repatriação ao governo brasileiro. Desde o último sábado (7/10), quando se deu a escalada do conflito, muitos brasileiros, em grande parte turistas que estavam no país, passaram a temer serem atingidos pelo conflito.
A FAB lançou a Operação Voltando em Paz a fim de trazer os cidadãos do Brasil de volta para casa. Para solicitar a repatriação, os brasileiros preencheram formulário on-line disponibilizado pelo Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty.
A Embaixada do Brasil em Tel Aviv estima que há 14 mil brasileiros residentes em Israel e 6 mil na Palestina. A grande maioria deles está fora da área afetada pelos ataques.
No momento, a operação de repatriação atinge apenas os cidadãos que estão em Israel, mas há brasileiros também na Faixa de Gaza. O Ministério de Relações Exteriores informou que a Embaixada do Brasil no Egito está coordenando uma ação para a retirada de brasileiros dessa região.
“O Escritório de Representação em Ramala [na Cisjordânia] segue em contato com os brasileiros na Faixa de Gaza e, tendo em conta a deterioração das condições securitárias na área, está implementando plano de evacuação desses nacionais da região, em coordenação com a Embaixada do Brasil no Cairo”, informou o Itamaraty, em nota.
Mais de 1,9 mil mortos
Os ataques do Hamas contra Israel e a retaliação do país contra a Faixa de Gaza, região dominada pelo grupo radical, resultou na morte de cerca de 1,9 mil pessoas de ambos os lados. Os números são desta terça-feira (10/10) e foram divulgados pelo Ministério da Saúde Palestino e pelas Forças de Defesa de Israel.
Desse total, as autoridades palestinas confirmaram 900 mortes. O Ministério da Saúde destacou que 260 são de crianças, e 230, de mulheres. A ofensiva de Israel contra territórios palestinos ainda teria resultado em 4,5 mil cidadãos feridos.
As Forças de Segurança de Israel, por sua vez, informam que o ataque-surpresa realizado pelo Hamas resultou em mais de 1 mil mortos e 2,8 mil feridos. Há ainda 50 desaparecidos.
Soldados israelenses trabalham em um tanque na fronteira Israel-Gaza
Soldados israelenses trabalham em um tanque na fronteira Israel-Gaza
Ilia Yefimovich/picture Alliance via Getty Images
fumaça sobe após o ataque aéreo israelense na Faixa de Gaza em 9 de outubro de 2023
Cidade de Gaza
Mustafa Hassona/Agência Anadolu via Getty Images
Uma vista dos destroços da Mesquita Ahmad Yasin após ataques aéreos israelenses na Faixa de Gaza em 09 de outubro de 2023
Uma vista dos destroços da Mesquita Ahmad Yasin após ataques aéreos israelenses na Faixa de Gaza, em 9 de outubro de 2023
Ashraf Amra/Agência Anadolu via Getty Images
Os palestinos evacuaram suas casas após os ataques israelenses na Cidade de Gaza em 9 de outubro de 2023
Os palestinos evacuaram suas casas após os ataques israelenses na Cidade de Gaza, em 9 de outubro de 2023
Majdi Fathi/NurPhoto via Getty Images
Ataques aéreos israelenses no Banco Nacional Islâmico de Gaza destroem edifícios e bairros no distrito de Rimal da Cidade de Gaza
Ataques aéreos israelenses no Banco Nacional Islâmico de Gaza destroem edifícios e bairros no distrito de Rimal, na Cidade de Gaza
Ali Jadallah/Agência Anadolu via Getty Images
As forças israelenses aumentam as medidas de segurança na fronteira de Gaza em Sderot, Israel
As forças israelenses aumentam as medidas de segurança na fronteira de Gaza em Sderot, Israel
Mostafa Alkharouf/Agência Anadolu via Getty Images
Pessoas chegam depois que a Grécia iniciou operações de repatriação em Israel para seus cidadãos em meio a confrontos contínuos, em Atenas, Grécia, em 9 de outubro de 2023
Pessoas repatriadas
Dimitris Lampropoulos/Agência Anadolu via Getty Images
O exército israelense anunciou que usou mais de 1.000 toneladas de explosivos em ataques aéreos na Faixa de Gaza desde 07 de outubro
O exército israelense anunciou que usou mais de mil toneladas de explosivos em ataques aéreos na Faixa de Gaza desde 7 de outubro
Abed Rahim Khatib/Agência Anadolu via Getty Images
Uma visão dos destroços após ataques aéreos israelenses atingirem o campo de Jabalia na Faixa de Gaza em 09 de outubro de 2023
Uma visão dos destroços após ataques aéreos israelenses atingirem o campo de Jabalia, na Faixa de Gaza, em 9 de outubro de 2023
Mohammed Majed/Agência Anadolu via Getty Images
0
Entre as vítimas estão dois brasileiros: Ranani Glazer e Bruna Valeanu, ambos de 24 anos. Os dois estavam na festa rave em uma área próxima à Faixa de Gaza, onde morreram 260 pessoas no sábado.
Nesta terça-feira (10/10), milhares de pessoas acompanharam o funeral de Bruna Valeanu. De acordo com relatos de pessoas que estiveram no local, compareceram ao sepultamento brasileiros e cidadãos de Israel, comovidos com o assassinato da jovem.