O primeiro avião com brasileiros resgatados de Israel decolou de Tel Aviv nesta terça-feira (10/10), com 211 passageiros. O voo, cuja duração prevista é de 14 horas, deve chegar em Brasília às 4h de quarta-feira (11/10). A lista de pessoas a bordo não foi divulgada por motivos de segurança.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores (MRE), a aeronave do modelo KC-30 levantou voo por volta das 20h no horário local (14h no horário de Brasília). Estão previstos mais cinco voos até o próximo domingo (15/10).
O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) havia partido do Brasil no domingo (8/10) e permaneceu em Roma até às 11h42, horário local (6h42, horário de Brasília) desta terça-feira (10/10), quando decolou para Israel. A missão tem como objetivo resgatar brasileiros que fogem da guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas.
Embaixada brasileira em Tel Aviv já recebeu mil pedidos de repatriação
No total, seis aeronaves da FAB foram enviados para repatriar os brasileiros que tentam sair de Israel devido ao conflito iniciado no último sábado (7/10).
Serão enviados dois KC-30, com capacidade para 230 passageiros cada; dois KC-390, com capacidade para 80 passageiros cada; e mais duas aeronaves cedidas pela Presidência, com capacidade para 40 passageiros cada. Clique aqui para saber mais sobre os aviões.
Novo voo de Tel Aviv
O segundo voo deve deixar Tel Aviv por volta das 12h (horário de Brasília) desta quarta (11), e chegar ao Brasil às 23h do mesmo dia, com pouso previsto para o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro, mais conhecido como Galeão.
A terceira aeronave vai decolar no início da tarde desta quinta-feira (12/10) da cidade israelense, com paradas em Lisboa e Recife, e deverá pousar no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, na manhã desta sexta-feira (13/10).
O quarto avião deixará Tel Aviv no início da tarde desta sexta e chegará ao Brasil no mesmo dia. O desembarque será no Galeão.
A quinta aeronave, um KC-30, vai decolar da capital israelense no sábado (14/10) e deve chegar ao Brasil no mesmo dia. O avião deve pousar no Galeão com os brasileiros repatriados.
Ainda não há informações detalhadas sobre o sexto voo.