fbpx
Home / Notícias / Presidente da China considera visitar Coreia do Sul, diz agência

Presidente da China considera visitar Coreia do Sul, diz agência

O presidente da China, Xi Jinping, disse neste sábado (23) que considerará seriamente a possibilidade de visitar a Coreia do Sul, informou a agência de notícias Yonhap, como parte dos esforços para apoiar a paz e a segurança na Península Coreana.

Separadamente, a China Central Television (CCTV) informou que Xi havia dito ao primeiro-ministro sul-coreano, Han Duck-soo, também no sábado, que a China está disposta a trabalhar para promover uma parceria estratégica entre os dois países.

Xi, que não visita a Coreia do Sul desde 2014, conversou com Han na cidade de Hangzhou, no leste da China, antes da cerimônia de abertura dos Jogos Asiáticos no sábado.

Leia mais

Morre Thayron, labrador que ajudava a resgatar vítimas do ciclone no RS

“Último ditador da Europa” convida Lula para discutir paz na Ucrânia

Ataque à base da Rússia no Mar Negro deixa dezenas de mortos e feridos, diz Ucrânia

O compromisso com a cooperação veio antes das conversas trilaterais programadas em Seul, em 26 de setembro, envolvendo autoridades seniores da China, Japão e Coreia do Sul, com o objetivo de preparar o caminho para a primeira cúpula entre os três países em quatro anos.

Xi disse a Han que gostaria de participar de uma cúpula em um momento oportuno e que consideraria seriamente visitar a Coreia do Sul, informou a Yonhap.

Uma declaração chinesa não mencionou o comentário de Xi sobre a cúpula ou uma visita a Seul.

A China atribui grande importância à disposição positiva da Coreia do Sul de se comprometer com a cooperação, disse Xi, de acordo com a CCTV.

Citando o que disse ser uma autoridade de alto escalão do governo sul-coreano, a Yonhap informou que Xi disse que a China apoia o diálogo entre as duas Coreias e continuará os esforços pela paz e segurança na Península Coreana, enquanto Han pediu que a China desempenhasse um papel construtivo nas relações com a Coreia do Norte.

As tensões entre os dois países aumentaram depois que Kim Jong Un, da Coreia do Norte, fez uma visita de uma semana à Rússia no início deste mês, o que irritou os Estados Unidos, o Japão e a Coreia do Sul.

(Reportagem de Albee Zhang e Ryan Woo em Pequim e Joyce Lee em Seul)

Este conteúdo foi originalmente publicado em Presidente da China considera visitar Coreia do Sul, diz agência no site CNN Brasil.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *