Depois que o líder do governo Jaques Wagner (PT-BA) votou favorável à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que limita os poderes dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), a oposição no Senado Federal vem trabalhando para que o parlamentar seja o relator de um texto importante, que deve ganhar força nos próximos dias.
Trata-se da PEC apresentada pelo senador Carlos Portinho (PL-RJ) que busca aumentar anualmente o orçamento destinado à Defesa nacional, até que se chegue a um valor mínimo equivalente a 2% do Produto Interno Bruto (PIB).
Leia Mais
O que foi dito durante a campanha é uma coisa, o que acontece durante o governo é outra, diz Mauro Vieira
“Eles não são semideuses”, afirma autor da proposta que prevê mandato para ministro do STF
PT deverá ter até 13 candidatos em capitais e participação direta de Lula em 2024, diz senador
O assunto foi discutido no fim da semana passada entre Portinho e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro. Durante o encontro, o ministro teria dito ser favorável ao texto e que seria possível conseguir apoio também dentro do Palácio do Planalto.
O fato de o senador ter sido ministro da Defesa no governo de Dilma Rousseff estaria sendo usado para convencer os resistentes ao seu nome para relatar a proposta.
Na reunião entre Múcio e Portinho, também foi acordado que, para o texto andar com rapidez e ganhar apoio da base governista, o ideal é que o relator da PEC seja alguém ligado ao governo federal. Até agora, para a oposição, o nome de Jaques Wagner seria o ideal.
Dentro do Planalto, no entanto, a ideia ainda não é unanimidade. Há uma ala que acredita que a relatoria poderia melhorar a situação do senador com os parlamentares do PT depois das críticas da presidente do partido, Gleisi Hoffmann, por conta do voto a favor da PEC do STF.
estaria sendo usado para convencer os resistentes O fato de o senador ter sido ministro da Defesa no governo de Dilma Rousseff ao seu nome para relatar a proposta.
Por outro lado, alguns ministros estão vendo a possibilidade de Wagner relatar a PEC da Defesa Nacional como uma armadilha que pode custar a ele a liderança do governo no Senado definitivamente.
Veja também: PEC que limita STF só deve ser analisada na Câmara em 2024
Este conteúdo foi originalmente publicado em Oposição quer Jaques Wagner como relator da PEC da Defesa Nacional no site CNN Brasil.