fbpx
Home / Notícias / Na posse de Barroso, PGR interina elogia Rosa Weber por “defender democracia e suas instituições” no STF

Na posse de Barroso, PGR interina elogia Rosa Weber por “defender democracia e suas instituições” no STF

A procuradora-geral da República interina, Elizeta Ramos, homenageou a ministra Rosa Weber por “defender a democracia e suas instituições” durante seu mandato como presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Receba nosso reconhecimento por ter sido a mulher à frente do STF defensor do Estado Democrático de Direito”, disse Ramos na posse do ministro Luís Roberto Barroso como presidente do STF nesta quinta-feira (28).

Barroso substitui Rosa Weber à frente da Corte para um mandato de dois anos. A ministra se aposenta ao atingir a idade-limite de 75 anos na próxima semana.

“Em nome da Procuradoria-Geral da República, quero saudar o novo presidente dessa Corte Suprema e que muito nos honra, dada sua vocação humanista, sua experiência nas altas cortes, seu preparo acadêmico, e sua firme e gentil liderança, já provada em outras ocasiões, como fez a frente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”, disse Ramos.

Leia mais

Luís Roberto Barroso abraça Gilmar Mendes durante posse como presidente do STF

Forças Armadas não sucumbiram ao golpismo, diz Barroso em cerimônia de posse como presidente do STF

Cotados para vaga de Rosa Weber no STF se abraçam na posse de Barroso

Elizeta Ramos assumiu a PGR de maneira provisória na quarta-feira (27), em razão do fim do mandato de Augusto Aras e a indefinição com relação ao nome que será indicado para o cargo pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Leia parte do discurso da procuradora-geral da República abaixo, no qual ela destacou o papel do Ministério Público:

“Conte com uma atuação socialmente efetiva do Ministério Público, que se traduz no combate a crimes que extraem recursos que deveriam ser destinados à educação, saúde e segurança, que se traduz na fiscalização de leis que efetivamente promovam equidade de gênero nas relações políticas e trabalhistas, que se traduz na defesa das minorias, dos povos indígenas, no meio ambiente sustentável, da vida e das liberdades básicas, de nossa democracia, entre tantos outros.

Conte com o Ministério Público que também age preventivamente, extrajudicialmente, pois justiça, de igual forma se faz, por meio do diálogo e da mediação.

Por fim, conte com o Ministério Público que vela pelas garantias expressas na lei, visto que não nos cabe outra submissão a não ser aos preceitos constitucionais e aos demais dispositivos legais que a todos alcançam. Sejam réus, vítimas, testemunhas, todos estão cobertos por direitos e deveres.”

Veja também: Barroso assina termo de posse como presidente do STF e CNJ

Este conteúdo foi originalmente publicado em Na posse de Barroso, PGR interina elogia Rosa Weber por “defender democracia e suas instituições” no STF no site CNN Brasil.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *