Na mira do Tribunal de Contas da União (TCU) por suspeita de superfaturamento, o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Coffito) afastou o autor da denúncia, que preside o Conselho Regional da classe no Distrito Federal.
A intervenção no diretório regional foi publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (29/9), menos de um mês após o TCU instaurar procedimento para investigar o Coffito, que controla mais de R$ 41 milhões por ano e tem cerca de 240 mil profissionais credenciados. O conselho federal é presidido desde 2008 por Roberto Mattar Cepeda.
Roberto Mattar Cepeda
Cepeda preside o Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Reprodução
Sergio Andrade
Sergio Andrade foi afastado do comando do Conselho Regional do DF
0
O TCU decidiu apurar se houve superfaturamento milionário na compra de um imóvel após uma representação assinada pelo deputado federal Kim Kataguiri. O parlamentar foi municiado com informações do presidente do Conselho Regional de Fisioterapia do DF, Sérgio Gomes de Andrade, afastado ontem do cargo pelo Coffito.
A denúncia envolve ainda supostas irregularidades na eleição para o comando do Coffito. As mesmas informações chegaram, no começo deste mês, ao conhecimento do MPF, que também adotou providências para investigar o caso.
Andrade afirmou à coluna que seu afastamento é uma retaliação às denúncias que fez.
“Quatro seguranças invadiram a sede do Conselho Regional, expulsaram eu e mais treze funcionários, e trocaram as senhas. Um claro revide por conta das informações que levei ao MPF e ao TCU”, diz.
Auditoria
Já a Coffito afirma que o afastamento de Andrade ocorre por conta de uma apuração anterior às denúncias feitas por ele.
“No ano passado, foi realizada uma auditoria na regional do DF, que apontou indícios de irregularidades. Foi por conta dessas irregularidades que Andrade requentou material ultrapassado contra Cepeda”, afirmou o Coffito, por meio de assessoria de imprensa.
“Foi Andrade quem agiu em retaliação, não o contrário. Foi uma coincidência Andrade ser afastado do cargo agora. O afastamento é temporário e ocorre para que a auditoria seja concluída sem interferência”, concluiu o Conselho Federal de Fisioterapia.