fbpx
Home / Notícias / Movimentos de esquerda e alas do PT atuam contra Gonet na PGR

Movimentos de esquerda e alas do PT atuam contra Gonet na PGR

A indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de ter optado pelo vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet, para comandar a Procuradoria-Geral da República (PGR) gerou uma série de reações em movimentos de esquerda e dentro do próprio PT.

As pressões, no entanto, ainda não surtiram efeito. Aliados dizem que Lula não tem dado sinais de que pode mudar de posição e ainda trabalham com a perspectiva de Gonet ser indicado nesta semana.

Um grupo de entidades ligadas ao Judiciário e movimentos sociais escreveu um manifesto endereçado ao presidente no qual expressam “preocupação” com a possível nomeação de Gonet.

Leia Mais

Eventual indicação de Gonet para PGR facilitaria Messias no STF, dizem petistas

Em aceno ao STF, ministro de Lula volta ao Senado para engrossar voto contra PEC que atinge tribunal

STF começa a analisar ação sobre plano para enfrentar racismo estrutural

No PT, integrantes do partido têm adotado o discurso de que, ao escolher o subprocurador, Lula acabará dando “poder excessivo” aos ministros do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, que apoiam Gonet.

O documento é assinado pela “Coalização pela Democracia”, que reúne mais de 40 entidades. Segundo o texto, Gonet não tem as credenciais para fazer “uma defesa intransigente da democracia”.

O manifesto se refere a ele indiretamente como “ultraconservador” e cita votos do procurador na Comissão de Mortos e Desaparecidos, nos anos 1990, como um motivo para Lula não nomeá-lo.

De acordo com o texto do documento, o procurador votou contra a responsabilização do Estado em quatro casos conhecidos da ditadura militar: Zuzu Angel, Edson Luís, Carlos Marighella e Carlos Lamarca.

“Somente esses fatos já deveriam ser suficientes para excluir o Subprocurador Paulo Gonet da lista de candidatos à PGR. Em 1990 o Brasil já havia saído da ditadura e não havia nada que o obrigasse a assumir posições tão flagrantemente contrárias à verdade dos fatos históricos e à defesa dos direitos humanos e da democracia”, diz o manifesto.

Veja também – Lula tem aprovação de 50% dos brasileiros

Este conteúdo foi originalmente publicado em Movimentos de esquerda e alas do PT atuam contra Gonet na PGR no site CNN Brasil.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *