fbpx
Home / Notícias / Movimento nos bastidores pede cineasta Joel Zito na EBC

Movimento nos bastidores pede cineasta Joel Zito na EBC

Com a demissão de Hélio Doyle, servidores da EBC (Empresa Brasil de Comunicação) começaram um movimento interno para levar ao ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social, o nome do cineasta Joel Zito para ocupar a presidência da emissora.

Zito conta com o apoio de movimentos sociais e até do ministro Silvio Almeida (Direitos Humanos), que assinou um abaixo-assinado no início de 2023 pedindo o cineasta no cargo. Zito é um dos mais importantes nomes do cinema negro no Brasil, na ficção e em documentários. Ele também é doutor em Sociologia pela ECA-USP e tem pós-doutorado pela Universidade do Texas.

No entanto, quem deve assumir interinamente, mas sem data para sair, é o secretário executivo da Secom, Ricardo Zamora. Ele é o número dois na pasta.

Hélio Doyle foi exonerado da presidência da EBC por postar e compartilhar mensagens contra Israel e seus apoiadores. Mas a vida dele já era difícil no cargo, já que vivia diversos atritos com Paulo Pimenta. Como o colunista Guilherme Amado mostrou, o Palácio do Planalto teve a sensação de que Doyle cavou a demissão.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *