Na última edição do Metrópoles Fashion & Design Festival em Brasília, Ilca Maria Estevão não se limitou apenas à temática de moda circular no evento. A colunista do Metrópoles abraçou também o lado educativo do universo fashion e promoveu, ao longo dos dois dias de evento na capital, nove oficinas com atividades diversas.
A capacitação, claro, não pode parar. O MFDF Educa segue realizando mais workshops, e a artesã Bruna Zanatta contribuiu com o público interessado a aprender sobre o tufting, uma técnica têxtil que insere a lã em uma base de tecido com o uso de uma ferramenta semelhante a uma pistola. Vem saber mais!
As peças de tufting são feitas com a ajuda de uma pistola que coloca a lã no tecido
Bruna Zanatta e sua expressão artística
O tufting, uma técnica artesanal divertida e minuciosa, tem conquistado os corações dos entusiastas da arte têxtil. No cenário do design e da moda, esse trabalho se destaca pelas possibilidades de combinação de cores e texturas, que exalam um toque moderno e criativo.
Bruna Zanatta, artista curitibana radicada em Brasília, tem conquistado reconhecimento na cidade pelas criações com a técnica e se consolida como um novo patamar de expressão artística no projeto com viés educativo do IME.cria, o MFDF Educa.
A técnica do tufting resulta em peças verdadeiramente únicas e expressivas
Bruna tem um ateliê para aprendizado
As peças estão espalhadas pelo ambiente
As criações podem varias em tamanho, formato, cor e texturas
Oficinas de tufting
Com a expertise, Zanatta tem ministrado oficinas de tufting às pessoas que não conseguiram realizar a aula no Metrópoles Fashion & Design Festival 2023. E, agora, com um grupo reduzido de participantes, é possível se aprofundar melhor no mundo encantador da criação têxtil.
Com atenção personalizada, as participantes desta semana tiveram a oportunidade de dominar os fundamentos do tufting, desde o manuseio da pistola pneumática até a manipulação das lãs no tecido. As alunas, imersas em um ambiente repleto de cores e criatividade, tiveram a oportunidade de criar uma peça única.
Para além dos tapetes e peças de decoração de parede, a artesã também compartilhou com a coluna anteriormente sobre as inúmeras possibilidades que se pode aplicar o tufting: “O que eu acho mais legal do tufting é que ele oscila, não precisa ser focado em produzir tapete. Você pode brincar e fazer outras coisas, como itens de moda.”
No ateliê, as participantes puderam explorar a liberdade criativa para traduzir as próprias ideias com diferentes formatos e cores
A tarde foi marcada não apenas pelo aprendizado técnico, mas também pela expressão individual
Diversas oficinas serão oferecidas pelo IME.cria por meio do MFDF Educa
No Metrópoles Fashion & Design 2023, Bruna compareceu ao evento com sapatos de tufting
O conhecimento de Bruna Zanatta de uma arte única como o tufting continua a expandir e encontrar novas pessoas para se encantar com o artesanato. A habilidade em compartilhar a própria paixão e conhecimento não apenas inspira novos artistas, mas também perpetua uma forma de expressão que une elementos clássicos e contemporâneos.