Os membros do grupo Hamas teriam se utilizado de narcóticos para conseguir matar israelenses, durante a invasão e ataque do grupo à Israel, no sábado (7/10). As drogas utilizadas seriam pílulas de captagon, que foram encontradas nos bolsos dessas pessoas.
Os terroristas teriam atuado sob influência de anfetamina, uma droga sintética estimulante, conhecida popularmente pelo nome de Captagon, ou “cocaína dos pobres”. Essas pílulas foram encontradas nos bolsos de inúmeros membros abatidos do Hamas. As informações são do portal Jerusalem Post.
ataque hamas em israel
Explosão causada por ataque do Hamas a Israel
Reprodução/ Twitter
israel guerra ataque hamas
Pessoas sob escombros após bombardeio em Israel
Majdi Fathi/NurPhoto via Getty Images
Israel Retaliates After Hamas Attack
Prédio destruído após os ataques do Hamas a Israel
Ahmad Hasballah/Getty Images
Israeli forces increases measures in Sderot
Forças israelenses permanecem protegidas enquanto as medidas são reforçadas pelo exército, polícia e outras forças de segurança depois que o Hamas lançou a Operação Al-Aqsa Flood em Sderot, Israel
Mostafa Alkharouf/Anadolu Agency via Getty Images
Israeli forces take security measures in Ashkelon amid Israeli-Palestinian escalation
As forças israelenses deixam as pessoas e as revistam dentro das medidas de segurança tomadas em Ashkelon, Israel, enquanto os confrontos entre grupos palestinos e as forças israelenses continuam perto da fronteira Israel-Gaza
Saeed Qaq/Anadolu Agency via Getty Images
Ataques a Israel
Grupos palestinos quebram cerca na Faixa de Gaza
Ashraf Amra/Anadolu Agency via Getty Images
0
O portal afirma que esse narcótico teria sido desenvolvido clandestinamente no sudoeste da Europa, traficado pela Turquia e chegado à península árabe. Ali, foi usado por membros do Hamas para se manterem alertas e executarem os atos com “calma e indiferença”.
Esse relato assemelha o grupo Hamas dos soldados do Isis, ainda de acordo com o portal. Os membros do Isis teriam utilizado a droga no objetivo de “suprimir o medo ao cometer atos terroristas”. Há ainda uma possível participação do grupo libanês Hezbollah, que seria um apoiador deste uso, e de indivíduos próximos ao ditador sírio Bashar al Assad.
Droga que teria sido usada por Hamas movimenta bilhões
A estimativa é de que a exportação de captagon equivaleu a pelo menos U$ 3,5 bilhões em 2020, um número cinco vezes maior que o valor da exportação legal da Síria, estimada em U$ 700 milhões.
É estimado ainda que o consumo da droga passe de 600 milhões de pílulas por ano, e que tenha um mercado de pelo menos U$ 9 bilhões a U$ 12 bilhões.