fbpx
Home / Notícias / Lula vê Dino com perfil complementar ao de Zanin e indicação de ministro para STF ganha força, dizem fontes

Lula vê Dino com perfil complementar ao de Zanin e indicação de ministro para STF ganha força, dizem fontes

O favoritismo do ministro da Justiça, Flávio Dino, para ocupar a cadeira de Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal (STF) tem um ingrediente principal: o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), segundo aliados, vê Dino como alguém que tem “perfil complementar” ao do ministro Cristiano Zanin, recém-chegado à Corte.

De acordo com essa avaliação, embora Zanin e Dino tenham trajetórias diferentes, ambos têm atuação marcada por temas que, hoje, são considerados determinantes por Lula para um ministro do Supremo: a defesa da democracia e o combate aos métodos usados pela Lava Jato.

O perfil combativo de Dino, dizem interlocutores de Lula, fez com que o ministro da Justiça passasse a ser considerado, hoje, o nome mais bem consolidado para a vaga a ser deixada por Rosa Weber nos próximos dias.

Leia também

Entorno de Lula vê ida de Dino para STF como oportunidade de recriar Ministério da Segurança Pública

Petistas querem nova pasta da Segurança Pública mesmo que Dino fique na Justiça, dizem fontes

Aliados de Flávio Dino reclamam de fogo amigo do PT e rechaçam tirar Segurança Pública da Justiça

Como mostrou a CNN no início de agosto, a preocupação de Lula para esta segunda vaga no Supremo é a de conseguir escolher alguém que possa ter sintonia com Zanin e não tenha veto dos demais integrantes da Corte.

Pessoas que têm participado das conversas sobre a sucessão no Supremo dizem que o presidente quer, acima de tudo, evitar que o STF volte a ser formado por “11 ilhas” — referência ao número de ministros.

Vídeo — Corrida ao STF cria mal-estar entre candidatos

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula vê Dino com perfil complementar ao de Zanin e indicação de ministro para STF ganha força, dizem fontes no site CNN Brasil.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *