O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) considera trocar Simone Tebet (Planejamento) de pasta em um cenário de indicação de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF).
O petista estaria decidido a indicar o ministro da Justiça e Segurança Pública para a Suprema Corte, segundo apuração da analista da CNN Thaís Arbex.
Leia Mais
Conversa com Pacheco foi decisiva para que Lula decidisse indicar Dino nesta segunda, dizem fontes
Lula decide indicar Dino para STF e Gonet para PGR, dizem fontes
Lula chama Dino, cotado ao STF, para reunião fora da agenda
Lula disse a um grupo de aliados que Tebet seria um bom nome para a pasta. O cenário é considerado, no entanto, apenas se a Justiça for separada da Segurança Pública.
A separação, além de ser um aceno do presidente a uma bandeira eleitoral dos partidos de direita, seria uma forma de contemplar a aliada, que, no início do governo, sinalizou que gostaria de uma pasta de maior projeção.
A ideia é que a Segurança Pública tenha sob seu guarda-chuva a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal. Para a nova pasta, Lula quer um nome de confiança.
Entre os cotados para a Segurança Pública, são citados o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e o secretário-executivo da Justiça, Ricardo Cappelli.
A nomeação de mulher para a Justiça seria uma tentativa também do presidente de arrefecer o desconforto de não indicar uma mulher para a vaga da ministra Rosa Weber, da Suprema Corte.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula avalia mudar Tebet de pasta em eventual fatiamento da Justiça e Segurança Pública no site CNN Brasil.