fbpx
Home / Notícias / Lula anunciará ação das Forças Armadas dentro de portos e aeroportos

Lula anunciará ação das Forças Armadas dentro de portos e aeroportos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), junto aos ministros Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública) e José Múcio (Defesa), anunciará, nesta quarta-feira (1º/11), a aplicação da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) dentro dos aeroportos do Galeão (RJ), Guarulhos (SP) e portos de Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Itaguaí (RJ). A medida permitirá que as Forças Armadas atuem diretamente dentro dos locais. A informação foi confirmada ao Metrópoles por um ministro do governo Lula.

A ideia é ampliar o trabalho das Forças Armadas no Rio de Janeiro para combater o crime organizado. No geral, as medidas atingirão a fiscalização em portos, aeroportos e fronteiras.

Também participarão do anúncio o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho; o diretor da Polícia Federal, Andrei Rodrigues; o comandante do Exército, Tomás Paiva; o comandante da Marinha, Almir Garnier; e o comandante da Aeronáutica. Marcelo Damasceno.

Segundo Dino, a ampliação das Forças Armadas no estado vinha sendo estudada desde um pouco antes do novo episódio na crise de segurança no Rio, quando 35 ônibus foram queimados em reação à morte do sobrinho de um miliciano durante uma operação policial.

Com a escalada da violência, o governo federal acionou a Força Nacional para enviar mais agentes e viaturas, além de mobilizar mais do efetivo da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.

Sem intervenção federal

Tanto Dino quanto Lula afirmaram não ser o caso de uma intervenção federal no Rio de Janeiro. O ministro da Justiça e Segurança Pública, inclusive, elogiou os esforços do governador fluminense, Cláudio Castro (PL).

A posição vai de acordo com a do presidente, que defende apenas o apoio ao estado, sem intervenção do governo federal.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *