fbpx
Home / Notícias / Itamaraty intensifica negociações para retirar brasileiros de Gaza

Itamaraty intensifica negociações para retirar brasileiros de Gaza

O Itamaraty intensifou, nas últimas horas, as negociações com autoridades de Israel e do Egito para tentar incluir brasileiros nas listas de estranheiros autorizados a deixarem a Faixa de Gaza.

As tratativas foram iniciadas após os dois países autorizarem a saída de alguns entrangeiros de Gaza por meio da fronteira da cidade egípicia de Rafah. Os brasileiros, porém, não foram incluídos nas primeiras listas.


0

O Ministério de Relações Exteriores evita, porém, dar detalhes das negociações. Segundo fontes graduadas da pasta, o trabalho diplomático continuará sendo feito em “silêncio”, para não atraplhar as negociações.

Fontes do Itamaraty destacam que nenhum cidadão latino-americano ou africano integrou a primeira lista para deixar a Faixa de Gaza. Da Ásia, apenas jordanianos foram incluídos.

Nesta quarta-feira (1º/11), aproximadamente 500 estrangeiros deixarão a zona de conflito. Dentre eles, cidadãos da Austrália, Áustria, Bulgária, Finlândia, Indonésia, Jordânia, Japão e República Tcheca.

Conversas do chanceler

Desde que os ataques do Hamas desencadearam o conflito com Israel, o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, falou ao menos quatro vezes com o chanceler egípcio, Sameh Shoukry. Uma delas presencialmente, na cidade do Cairo.

Mauro Vieira falou também duas vezes com Eli Cohen, chanceler de Israel, e uma vez com o chanceler do Catar, Mohammed bin Abdulrahman Al-Thani, que também auxilia nas negociações.

O ministro brasileiro também teve, nos últimos dias, conversas sobre o tema com autoridades dos Estados Unidos, de onde está retornando para o Brasil nesta sexta-feira (1º/11).

O próprio presidente Lula também entrou em contato com Isaac Herzog, presidente de Israel, pedindo ajuda para repatriar os brasileiros que estão na Faixa de Gaza.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *