fbpx
Home / Notícias / Integrantes do governo brasileiro defendem presença de Milei em reunião do Mercosul

Integrantes do governo brasileiro defendem presença de Milei em reunião do Mercosul

Integrantes do governo brasileiro cobram mais demonstração de abertura para diálogo por parte do novo mandatário da Argentina. A avaliação é que ele deveria vir à reunião do Mercosul, marcada para dia 7 de dezembro, no Rio de Janeiro, como sinalização efetiva de mudança de postura.

O encontro marca o encerramento da presidência do Brasil no Mercosul, três dias antes da posse de Milei na Argentina. O atual presidente argentino, Alberto Fernandez, está entre os convidados. Cabe a Fernandez definir quem virá em sua comitiva.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará na reunião. Entre os pontos de maior interesse no encontro, está o acordo econômico do Mercosul com União Europeia. Aprovado em 2019, após 20 anos de negociação, o acordo precisa ser confirmado pelo parlamento de todos países envolvidos para se tornar válido.

Durante a campanha, Milei defendeu a saída da Argentina do bloco econômico, mas mudou de postura após o resultado das eleições e passou a defender reformas no grupo.

No fim de semana, a futura chanceler argentina, Diana Mondino, veio ao Brasil para encontro com o ministro de Relações Exteriores Mauro Vieira. Na reunião, houve carta e pedidos para que o presidente Lula vá à posse de Milei.

Os apelos continuaram depois, em conversa do embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli com o Planalto. Lula, no entanto, mantém a decisão de não comparecer.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Integrantes do governo brasileiro defendem presença de Milei em reunião do Mercosul no site CNN Brasil.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *