fbpx
Home / Notícias / IGP-DI: inflação acelera forte em setembro e fica em 0,45%, diz FGV

IGP-DI: inflação acelera forte em setembro e fica em 0,45%, diz FGV

O Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), registrou variação de 0,45% em setembro, na comparação com agosto deste ano. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (6/10).

Mesmo assim, o IGP-DI ainda acumula uma deflação de 4,88% em 2023 e de 5,34% no período de 12 meses até setembro.

Deflação é a queda generalizada de preços de produtos e serviços, de forma contínua.

Em setembro do ano passado, o índice teve variação negativa de 1,22%. No acumulado de 12 meses até então, o IGP-DI estava em 7,94%.

Na base de comparação mensal, houve uma forte aceleração do indicador, que estava em 0,05% em agosto de 2023.

“Nesta edição do IGP-DI, os três índices componentes apresentaram aceleração em suas taxas de variação. No cenário do consumidor, a gasolina foi a principal influência, com um aumento de 2,62%, em comparação com 1,24% na última apuração”, afirmou o coordenador dos índices de preços da FGV, André Braz.

IGP-DI

O IGP-DI capta o movimento geral de preços por meio de uma pesquisa realizada nas áreas de cobertura de cada componente durante o mês-calendário – ou seja, do primeiro ao último dia do mês de referência.

Nessa pesquisa, cobre-se todo o processo produtivo, desde preços de matérias-primas agrícolas e industriais, passando pelos preços de produtos intermediários e chegando até os de bens e serviços finais.

Além de indicador econômico, o IGP-DI é usado como referência para correções de preços e valores contratuais. Ele também é empregado no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) e das contas nacionais.


0

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *