
Hackers atacaram o sistema da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e ao menos dois deputados tiveram computadores invadidos, nesta quinta-feira (10/8).
O presidente da CLDF, Wellington Luiz (MDB), disse à coluna Grande Angular que a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) foi acionada para averiguar o ocorrido.
“No mês passado, houve invasão aos computadores do Jorge Vianna e, hoje, aos do deputado Daniel de Castro. Comunicamos à Polícia Civil, e estou conversando com o diretor-geral da PCDF [Robson Cândido]. Vou convocar uma reunião da Mesa Diretora para avaliar a segurança do nosso sistema, na próxima segunda-feira à tarde [14/8]”, afirmou o presidente.
O ataque hacker foi identificado nesta quinta-feira (10/8), após o gabinete do primeiro-secretário da CLDF, deputado distrital Pastor Daniel de Castro (PP), perder o acesso às próprias redes sociais.
ataque-hacker-cldf-metropoles
Inicialmente, equipe do deputado Daniel de Castro recebeu aviso de atividade suspeita na conta do parlamentar
Material cedido ao Metrópoles
ataque hacker CLDF (4)
Gabinete do deputado perdeu acesso às redes sociais, e Stories sobre bitcoin começaram a aparecer no perfil do parlamentar
Material cedido ao Metrópoles
ataque hacker CLDF (2)
Equipe técnica da Câmara Legislativa identificou a invasão aos computadores
Material cedido ao Metrópoles
ataque hacker CLDF (3)
Ao menos dois deputados foram alvos da invasão
Material cedido ao Metrópoles
0
Inicialmente, a equipe de Daniel de Castro percebeu a publicação de Stories no Instagram do parlamentar não feitos pelos funcionários do gabinete; depois, perdeu acesso às redes sociais do distrital.
Equipes da CLDF fizeram uma varredura nos computadores do deputado de notaram a invasão.
Em 13 de julho, o deputado distrital Jorge Vianna (PSD) teve YouTube e e-mail hackeados. “Perdemos acesso, e quem entrou começou a postar vários vídeos de jogos”, afirmou o deputado.
O acesso às redes só foi retomado nesta quinta-feira (10/8), segundo Jorge Vianna.