fbpx
Home / Notícias / Guerra: voo com brasileiros vindos da Cisjordânia chega ao Brasil

Guerra: voo com brasileiros vindos da Cisjordânia chega ao Brasil

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que decolou trazendo brasileiros da Cisjordânia, no lado palestino do conflito entre Israel e o grupo fundamentalista Hamas, pousa na Base Aérea de Brasília na manhã desta quinta-feira (2/11), trazendo 32 cidadãos de volta ao Brasil.

A aeronave do modelo VC-2 (Embraer 190), cedida pela Presidência da República, decolou de Amã, capital da Jordânia, na tarde de quarta-feira (1º/11). O grupo é composto por 12 homens, 9 mulheres – entre eles, seis são idosos – e 11 crianças.

Os passageiros que desembarcam em Brasília partem para outras cidades brasileiras. São elas: Foz do Iguaçu (oito), São Paulo (cinco), Florianópolis (quatro), Recife (três), Rio de Janeiro (três), Fortaleza (três), Curitiba (dois), Goiânia (dois), Brasília (dois) e Porto Alegre (um).

Logística

Segundo o embaixador Alessandro Candeas, chefe da representação diplomática do Brasil em Ramala, na Cisjordânia, três veículos alugados pela diplomacia brasileira conduziram os passageiros de 11 cidades da Cisjordânia até Jericó.

“Os veículos foram identificados com a bandeira do Brasil. Para fins de segurança, as placas, trajetos e listas de passageiros foram informados às autoridades da Palestina e de Israel”, explicou Candeas. A medida é essencial para evitar bombardeios no trajeto.

Em Jericó, todos fizeram os trâmites migratórios. Dali, partiram para o cruzamento da fronteira com a Jordânia. Na sequência, embarcaram em outro ônibus fretado pelo governo brasileiro para direcionar a caravana até Amã, capital da Jordânia. Um deslocamento de pouco mais de uma hora.

Veja imagens dos brasileiros no trajeto:

Repatriação de brasileiros

O governo federal já repatriou mais de 1,4 mil pessoas, tendo encerrado a primeira fase da maior operação já realizada pelo país em uma zona de conflito. O resgate, batizado Operação Voltando em Paz, começou logo após a declaração de guerra entre Israel e o grupo extremista Hamas.

O Itamaraty ainda tenta negociar a retirada de um grupo de cerca de 30 brasileiros sitiados na Faixa de Gaza, enclave controlado pelo Hamas e epicentro do conflito. Nessa quarta-feira (1º/11), a fronteira com o Egito foi aberta pela primeira vez desde o início do conflito para a saída de palestinos feridos e de um grupo de cerca de 450 estrangeiros.

Nesta primeira lista, saíram cidadãos da Austrália, Áustria, Bulgária, Finlândia, Indonésia, Jordânia, Japão, República Tcheca, profissionais da Cruz Vermelha e de ONGs. Os brasileiros ainda aguardam autorização para sair do local.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *