fbpx
Home / Notícias / Governo sinaliza apoio a PEC da oposição que eleva orçamento da Defesa a 2% do PIB

Governo sinaliza apoio a PEC da oposição que eleva orçamento da Defesa a 2% do PIB

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou apoio à aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), apresentada pelo senador Carlos Portinho (PL-RJ), que eleva anualmente o orçamento destinado à Defesa nacional, até que se chegue a um valor mínimo equivalente a 2% do Produto Interno Bruto (PIB).

A PEC 55 foi subscrita por outros 29 senadores, majoritariamente de oposição ao atual governo, mas é tratada como uma questão suprapartidária e de interesse do Estado brasileiro.

Por isso, aliados de Lula no Senado decidiram acenar com apoio à tramitação da PEC. O líder do governo, senador Jaques Wagner (PT-BA), disse a interlocutores e ao próprio autor do texto ver a proposta com bons olhos.

Leia Mais

Em aceno ao STF, ministro de Lula volta ao Senado para engrossar voto contra PEC que atinge tribunal

Após três ausências, Flávio Dino deve prestar esclarecimentos na Câmara em dezembro

STF começa a analisar ação sobre plano para enfrentar racismo estrutural

A CNN também apurou que o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, considera a iniciativa positiva. Ele deve conversar pessoalmente com Portinho a respeito da tramitação da proposta.

No governo, a avaliação é de que seria possível pelo menos fazer a PEC avançar na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) até o fim do ano, mas Portinho acredita que seria possível construir um acordo para aprovação em plenário ainda em 2023.

A indicação de um nome próximo ao governo para a relatoria da proposta poderia acelerar a tramitação.

Atualmente, o Brasil investe 1,05% do PIB. A proposta prevê elevação de 0,1 ponto percentual até se chegar ao piso de 2%, índice recomendado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

O texto também estabelece prioridade à indústria doméstica, ao fixar conteúdo nacional mínimo de 35% nos projetos estratégicos da Defesa, conceito em linha com o que é historicamente defendido por Lula.

Veja também – Lula volta a se reunir com presidente da Petrobras

Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo sinaliza apoio a PEC da oposição que eleva orçamento da Defesa a 2% do PIB no site CNN Brasil.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *