O governo federal negocia com o Senado Federal um pacote de sabatinas ainda neste mês de outubro. A ideia é aproveitar a esteira da análise do indicado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Procuradoria-Geral da República (PGR).
A CNN apurou que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), já deu sinal verde para a maratona de sabatinas antes de bater novembro.
Atualmente, estão no aguardo nomes indicados para agências reguladoras, para o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e para o Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Leia também
Por investimentos e transição energética, governo e Congresso querem regulamentar eólicas offshore ainda em 2023
PEC que autoriza Congresso a derrubar decisões do STF pode avançar? Entenda
Planalto estuda cenários sobre marco temporal e Congresso sinaliza derrubada a eventuais vetos, dizem fontes
Lula já sinalizou ao Congresso Nacional que deve anunciar o substituto de Augusto Aras, pelo menos, na primeira quinzena do mês. Inicialmente, a ideia era fazer um anúncio conjunto para o Supremo Tribunal Federal (STF).
O presidente, no entanto, deve separar os anúncios. Isso porque foi alertado que a insatisfação com uma confirmação de Flávio Dino, atual ministro da Justiça, por exemplo, poderia gerar retaliações ao escolhido para a PGR.
Neste momento, o subprocurador-Geral Paulo Gonet é o mais cotado. Ele tem o apoio da cúpula do Congresso e, na visão de líderes partidários, não teria dificuldades em ter o nome aprovado.
Vídeo — Pacheco sinaliza celeridade em sabatina de novo PGR
Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo negocia com Senado pacote de sabatinas em outubro, dizem fontes no site CNN Brasil.