O governo avalia a melhor maneira de se posicionar em caso de uma vitória do candidato ultralibertário Javier Milei nas eleições argentinas de domingo (19).
A tendência é de que o presidente Lula (PT) não cumpra a tradição de telefonar a Milei para lhe parabenizar e opte por uma manifestação via redes sociais e por uma nota oficial do Itamaraty.
O motivo é que o próprio Milei disse não ter interesse em conversar com Lula, o que faz com que auxiliares do presidente defendam que não faz sentido o presidente procurar alguém que já declarou que não deseja ser procurado por ele, o que não significa que o governo brasileiro não vá se pronunciar em caso de vitória de Milei.
Leia também
Último comercial de Milei usa mote de Lula e diz que esperança vai vencer o medo
“Terrorismo” e contraofensiva de Israel: como diplomatas veem falas de Lula e impactos
Lula está “muito irritado” e pode intensificar crítica a Israel, dizem fontes
A ideia predominante hoje é que o presidente se manifeste em suas redes sociais parabenizando os argentinos pela eleição e que respeita o resultado eleitoral. Conjuntamente, o Itamaraty também deverá divulgar uma nota oficial.
No caso de vitória do candidato governista Sergio Massa, já é certo que o presidente Lula deverá telefonar diretamente a ele.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo Lula avalia reação em caso de vitória de Milei, dizem fontes no site CNN Brasil.