fbpx
Home / Notícias / Governo decide demitir presidente da EBC, que compartilhou mensagem chamando apoiador de Israel de idiota

Governo decide demitir presidente da EBC, que compartilhou mensagem chamando apoiador de Israel de idiota

O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu demitir o presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Hélio Doyle, nesta quarta-feira (18) após ele comparilhar uma mensagem no X (ex-Twitter) que dizia que os apoiadores de Israel são “idiotas”.

“Não precisa ser sionista para apoiar Israel. Ser um idiota é o bastante”, diz a mensagem publicada pelo ilustrador Carlos Latuff e que foi compartilhada pelo agora ex-presidente da EBC.

Mensagem de ilustrador ofendendo apoiadores de Israel foi compartilhada pelo presidente da EBC / Reprodução/X

Desde o início do conflito no Oriente Médio, Hélio Doyle se dedicou a fazer publicações sobre a guerra. As mensagens são a favor da Palestina e defendem que o Exército israelense tem cometido crimes de guerra.

Segundo fontes do Palácio do Planalto, para evitar que a polêmica se estenda, houve um acordo para que Doyle peça demissão. A confirmação deve sair no Diário Oficial da União nos próximos dias.

Leia Mais

Análise inicial da inteligência dos EUA aponta que explosão de hospital em Gaza foi causada por falha em foguete da Jihad Islâmica

Presidente do Egito concordou em abrir passagem de Rafah para 20 caminhões, diz Biden

Reunião no Egito é “esforço relevante”, mas há baixa expectativa de solução para a guerra, dizem fontes

Doyle foi nomeado pelo presidente para comandar a Empresa Brasil de Comunicação em fevereiro deste ano. Procurado pela CNN, ele não se manifestou até a publicação desta reportagem.

Posição de Doyle

Nas redes sociais, Doyle publicou uma mensagem de despedida: “O ministro Paulo Pimenta me manifestou hoje seu descontentamento por eu ter repostado, no X , postagem de terceiro acerca do conflito no Oriente Médio. Disse-me que a referida repostagem e sua repercussão na imprensa criaram constrangimentos ao governo, que mantém posição de neutralidade no conflito, em busca da paz e da proteção aos cidadãos brasileiros. Diante disso, pedi desculpas e comuniquei que deixo a presidência da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), agradecendo ao ministro Pimenta e ao presidente Lula pela confiança em mim depositada por todos esses meses”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Governo decide demitir presidente da EBC, que compartilhou mensagem chamando apoiador de Israel de idiota no site CNN Brasil.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *