O governo federal assinou nesta quarta-feira (20/9) um acordo de segurança dos estádios que prevê uma integração entre o sistema de segurança pública e as informações dos ingressos de torcedores para assistir aos jogos de futebol.
“A interação de base de dados que será viabilizada com esse acordo vai possibilitar que pessoas que tenham investigações, mandados de prisão em aberto, sejam prontamente identificados e a polícia possa agir”, explicou o ministro da Justiça, Flávio Dino, durante o evento de lançamento do programa, no Palácio da Justiça, em Brasília.
O acordo foi assinado por Dino, pelo ministro do Esporte, André Fufuca, e pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues. O ministro da Justiça avalia uma adesão imediata dos principais times brasileiros. A ideia é que o pente-fino em CPFs de torcedores também comece a valer para outros esportes.
Vinte testes do sistema já foram feitos no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, em jogos do Flamengo e Fluminense. O acordo pretende diminuir a criminalidade dentro dos estádios, mas também inibir a atuação de cambistas.