Nessa sexta-feira (15/9), o endocrinologista Flavio Cadegiani tomou posse na Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (Abrasci). A cerimônia ocorreu no Anexo II da Câmara dos Deputados. Cadegiani assumiu a cadeira do médico Marcello Bronstein, que morreu em novembro de 2022.
O evento contou com a presença de autoridades, como o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello e o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) Roberval Belinati.
Em seu discurso de nomeação, Flávio Cadegiani se mostrou honrado pelo reconhecimento, e por ocupar a cadeira que já foi de Bronstein.
“Após quase 50 estudos científicos publicados e quase 2 mil citações na última década, é com muita emoção que assumo com a imensa responsabilidade de fazer jus à cadeira daquele que foi um dos maiores médicos endocrinologistas da história do Brasil”, afirma Cadegiani.
Flavio Cadegiani sendo empossado
Flavio Cadegiani foi empossado
Foto cedida ao Metrópoles
Flavio Cadegiani sendo empossado
Flavio Cadegiani
Foto cedida ao Metrópoles
Flavio Cadegiani sendo empossado
Cerimônia de posse
Foto cedida ao Metrópoles
0
A Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura (Abrasci) é uma entidade que está em atividade no Brasil desde 1910, e reconhece os méritos de cidadãos que se destacam no desenvolvimento sociocultural, científico, artístico e histórico do Brasil.
Quem é Flavio Cadegiani?
Flavio Cadegiani é autor de mais de 40 estudos científicos publicados em revistas internacionais, como as norte-americanas Sports Medicine, BMC Obesity e Medicine and Rehabilitation. O médico e cientista também é autor do livro Overtraining Syndrome in Athletes, da editora Nature.