A facção Trem Bala Comando Litoral Sul (CLS) usa o YouTube para divulgar propaganda dos crimes que comete. Com imagens de armas ao som de raps exaltando ações criminosas, os bandidos tocam o terror na região turística de Porto de Galinhas, em Pernambuco.
Em um dos vídeos, a letra de um rap faz menção à explosão do muro no presídio de Limoeiro (PE) em 2020, quando 27 detentos fugiram. A fuga é chamada de “heroísmo dos irmãos”. A existência desses vídeos e a atuação da facção foram divulgadas pelo Uol e confirmada pelo Metrópoles.
A Trem Bala CLS foi criada em 2019 e é associada à facção carioca Comando Vermelho (CV), que vive em guerra com a paulista Primeiro Comando da Capital (PCC). Nos vídeos da facção de Pernambuco é mencionada a sigla “TD2”, que faz referência ao CV.
Veja o vídeo:
Ao mesmo tempo, nos comentários desses vídeos, integrantes do grupo ameaçam os “TD3”, que são os integrantes do rival PCC.
a
Segundo declaração do promotor Rodrigo Albobello ao Uol, essa facção foi responsável por sequestrar, torturar e matar uma jovem, encontrada enterrada de cabeça para baixo no mangue.
Em junho, 24 integrantes do grupo foram presos em uma operação da Polícia Civil chamada Manguezal Vermelho.