fbpx
Home / Notícias / Exército de Israel faz operação no maior hospital de Gaza

Exército de Israel faz operação no maior hospital de Gaza

As Forças de Defesa de Israel (FDI) confirmaram uma operação “precisa e direcionada” no interior do maior hospital de Gaza, na noite desta terça-feira (14/11), pelo horário de Brasília. De acordo com comunicado, as tropas têm como alvo o hospital de Al-Shifa.

“As FDI estão conduzindo uma operação terrestre em Gaza para derrotar o Hamas e resgatar reféns. Israel está em guerra com o Hamas, não com os civis de Gaza”, destaca a nota divulgada pelo Telegram.

De acordo com as FDI, entre as tropas estão médicos e falantes de árabe, que passaram por treinamento específico para prepará-los ao ambiente. As tropas acrescentaram que, nessa segunda-feira (13/11), determinou que todas as atividades militares do Hamas fossem cessadas na unidade, o que não teria sido cumprido.

“Nas últimas semanas, as FDI alertaram publicamente repetidas vezes que o uso militar continuado do hospital de Shifa pelo Hamas põe em risco o seu estatuto protegido pelo direito internacional, e permitiu tempo suficiente para pôr fim a este abuso ilegal do hospital”, diz.


0

De acordo com a agência de notícias Al Jazeera, um médico do hospital afirmou que 650 pacientes seguem na unidade de saúde. Além disso, ele garantiu que a unidade de saúde abriga de 2 mil a 3 mil pessoas deslocadas, bem como 700 médicos e administradores.

Nessa segunda-feira (13/11), tropas israelenses trocaram tiros com membros do Hamas na entrada do hospital Al-Quds, na cidade de Gaza. A ação resultou na morte de 21 membros do grupo extremista.

Comunicado divulgado pelas FDI afirma que o tiroteio teria sido iniciado por um “esquadrão terrorista que se incorporou em um grupo de civis na saída do hospital”. O texto alega que a situação comprova o uso do Hamas de estruturas civis, incluindo hospitais, para realizar ataques.

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *